O Recall na empresa montadora sob a perspectiva informacional da gestão do ciclo de vida do produto (Product Lifecycle Management ? PLM)

AutorJosé Osvaldo De Sordi - Antoninho Cecilio Valdambrini
CargoDoutor em Administração pela FGV-EAESP. - Mestre em Gestão de Negócios pela UNISANTOS.
Páginas38-64
38 Revista de Ciências da Administração • v. 11, n. 23, p. 38-64, jan/abr 2009
José Osvaldo De Sordi • Antoninho Cecilio Valdambrini
O
Recall
na empresa montadora sob a
perspectiva informacional da gestão do
ciclo de vida do produto
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Product Lifecycle Management
PLM)PLM)
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PLM)
José Osvaldo De Sordi1
Antoninho Cecilio Valdambrini2
Resumo
Este artigo aborda o modelo informacional envolto no processo de recall de uma
empresa montadora nacional. O estudo desenvolveu-se considerando o fluxo de
dados e informações associados às etapas que compõem a abordagem de Gestão
do Ciclo de Vida do Produto (Product Lifecycle Management – PLM). Os resultados
demonstram a importância da correta gestão das atividades de criação,
armazenagem, distribuição, utilização e descarte de dados e informações, para
geração do conhecimento organizacional e, consequentemente, da eficácia dos
processos de tomada de decisão corporativos.
Palavras-chave: Ciclo de Vida do Produto. Fluxo de Informações. Conhecimentos.
Automóvel. Recall.
1 Introdução
Ambientes altamente competitivos, caracterizados pelas rápidas mudan-
ças tecnológicas, exigem das empresas agilidade, produtividade e alta quali-
dade, que dependem principalmente da eficiência e da eficácia do processo
de desenvolvimento de produtos. No contexto globalizado atual, não há fron-
teiras ao desenvolvimento, manufatura e vendas de produtos. Surge, então,
uma nova condição para as organizações: tratarem do gerenciamento inte-
grado do ciclo de vida de seu produto. Esse ciclo se inicia com o planeja-
mento, passa por todo o desenvolvimento e por toda a produção, ultrapassa
1 Doutor em Administração pela FGV-EAESP. Docente-pesquisador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Municipal de São
Caetano do Sul (USCS). Endereço: Rua Iwakumi, 236, Jundiaí - SP. CEP: 03211-424. E-mail: de.sordi@terra.com.br.
2 Mestre em Gestão de Negócios pela UNISANTOS. Docente da Faculdade Anchieta. Endereço: Rua Jacupiranga, 340, apto. 22, Santo André - SP.
CEP: 09230-330. E-mail: acv.valdambrini@gmail.com. Artigo recebido em: 09/04/2008. Aceito em: 26/11/2008. Membro do Corpo Editorial
Científico responsável pelo processo editorial: Martinho Isnard Ribeiro de Almeida.
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a disponibilização do bem ao consumidor, com o suporte necessário, acom-
panhando-o até seu descarte.
Desempenho superior desse processo torna-se, então, condição essen-
cial para garantir linhas de produtos atualizadas tecnologicamente e com
características de desempenho, custo e distribuição condizentes com o atual
nível de exigência dos consumidores (BROWN; EISENHARDT, 1995). A
Gestão do Ciclo de Vida do Produto ou Product Lifecycle Management (PLM)
é uma abordagem que utiliza conceitos, técnicas, ferramentas e métodos
direcionados à integração de todo o Ciclo de Vida do Produto, desde sua
concepção, passando por projeto e fabricação, até serviços e descarte do pro-
duto. É nesse contexto abrangente do PLM, que a presente pesquisa procu-
rou identificar e analisar o fluxo de informações relacionado ao processo de
recall da indústria automobilística.
Para conduzir os trabalhos, primeiramente, utilizou-se a pesquisa bi-
bliográfica a fim de gerar revisão teórica sobre o tema PLM. Posteriormente,
conduziu-se um estudo de caso único, em áreas-chave identificadas da em-
presa Volkswagen do Brasil Ltda. (VWB), objetivando identificar as princi-
pais coleções de dados, informações e conhecimentos associados ao PLM
do produto automóvel. Concluiu-se o estudo com a aplicação do Método
Delphi, que visa explorar opiniões de especialistas, para analisar, rever e con-
solidar o modelo informacional gerado sob a perspectiva do processo de
recall nas empresas montadoras.
2 A Abordagem do Ciclo de Vida do Produto
Em um cenário de forte competitividade e rápidas mudanças, o desen-
volvimento do produto passa a ser considerado uma atividade essencial na
obtenção de um diferencial competitivo para os negócios. Com esse enfoque,
busca-se aprofundar o estudo no modelo de Gestão do Ciclo de Vida do
Produto – o PLM. Para Carter e Baker (1992, p. 59), o sucesso de uma em-
presa está diretamente ligado à sua capacidade de entender as necessidades
do cliente e de desenvolver rapidamente produtos com preços justos para o
atendimento dessas necessidades. Amaral et al. (2006, p. 11) mostram que o
processo deve abranger todo planejamento e gerenciamento do portfólio de
produtos (produtos que já estão no mercado, ou que estão sendo lançados
ou em fase de descontinuidade) e do portfólio de projetos (projetos em fase

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