Inclusão de pessoas com deficiência (PCD) na empresa grendene: Um plano de ação multifuncional à filial de Farroupilha, Rs

AutorAna Paula Gritti - Deivis Cassiano Philereno
CargoBacharel em Administração pela Faculdade da Serra Gaúcha, FSG - Doutorando em Desenvolvimento Regional (UNISC), Mestre em Economia (PUCRS), Especialista em Contabilidade (FACCAT) e Bacharel em Administração (FACCAT)
Páginas1-20

Page 1

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) NA EMPRESA GRENDENE: UM PLANO DE AÇÃO MULTIFUNCIONAL À FILIAL DE FARROUPILHA, RS.

Ana Paula Gritti1

Deivis Cassiano Philereno 2

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral elaborar um plano de ação multifuncional a fim de identificar fatores predominantes à inclusão de pessoas com deficiência na empresa Grendene, filial de Farroupilha, visto que, atualmente, a empresa não possui um processo definido para a inserção desse público na organização. Nesse sentido, a partir do diagnóstico realizado na empresa, apurou-se necessidades à organização adequar-se as questões legais para atuar com responsabilidade social preparando-se para atender as limitações especiais das pessoas com deficiência. Tendo como base a fundamentação teórica de alguns autores, como Paim (2007) e Gil (2010). Utilizou-se um estudo de cunho exploratório, com abordagem qualitativa. Também foi utilizado o método de entrevista gravada, com a finalidade de obter dados necessários para o desenvolvimento deste. A partir dos dados obtidos, foram desenvolvidas algumas ações que irão contribuir no processo de inclusão, tendo em vista, que essas ações são constantes e devem ser adequadas de acordo com as necessidades que surgirem. Assim, chegase a conclusão que, desenvolvendo ações bem estruturadas e planejadas, o processo de inclusão de pessoas com deficiência torna-se mais eficaz e com maior responsabilidade para os profissionais envolvidos.

Palavras-chave: Pessoas com deficiência. Responsabilidade e inclusão social. Legislação. Plano de ação.

Abstract: The general objective of the present work is to elaborate a multifunctional action plan to identify predominant elements to the inclusion of people with deficiency at Grendene S.A (Farroupilha’s branch). At present, the company doesn’t have a definied process for the insertion of these people in its organization. Due to the diagnostic created in the company, the organization needed to conform with legal issues and act with social responsibility for being prepared to attend the special limitations of people with deficiency. With Theoretical Base, Paim (2007) and Gil (2010). An exploratory study was used, with qualitative approach. In order to obtain necessary data for the development of this work, the recorded interview method was used too. Through the obtained data, some actions ,that will contribute for the process of inclusion, were developed. These actions are constant and must be suitable, according to the needs. The development of the planned and well-structured actions conclude that the process of inclusion of people with deficiency gets more effective and gives more resposability for the people who are involved with the project.

Keywords: People wih deficiency. Responsability and Social Inclusion. Legislation. Action Plan.

INTRODUÇÃO

O governo, frente à dificuldade de colocação de minorias no mercado de trabalho, fez intervenções, como a adoção de cotas, com a finalidade de solucionar o problema. Diante dessa realidade, esse quadro está sofrendo uma reversão, pois, além de atender à legislação, referente à inclusão de pessoas com deficiência, tem se transformado em responsabilidade social para toda comunidade, instituições de ensino e empresas.

1 Bacharel em Administração pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG.
2Doutorando em Desenvolvimento Regional (UNISC), Mestre em Economia (PUCRS), Especialista em Contabilidade (FACCAT) e Bacharel em Administração (FACCAT). Professor nos Cursos de Graduação e Pós-graduação na FSG. Endereço eletrônico: deivisphilereno@hotmail.com

Page 2

2

As organizações buscam adequar-se à Lei n° 7853/89, regulamentada pelo Decreto n° 3298/99, a qual institui a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) na sociedade e no mercado de trabalho, bem como pelo artigo 93 da Lei nº 8213/91, reeditada em 1999, que dispõe acerca do preenchimento de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência habilitada, proporcional ao número total de empregados. A lei aplica-se às organizações que tenham mais de 100 empregados registrados.

Atualmente, a empresa Grendene, objeto de estudo do presente trabalho, atende às exigências legais, uma vez que já possui em seu quadro de funcionários pessoas com deficiências. Contudo, faz-se necessária a contratação desse público na unidade fabril localizada no município de Farroupilha. A empresa entende que todos têm direitos iguais no tocante ao acesso de oportunidades e busca um comprometimento social na inclusão desses indivíduos.

A empresa possui 24.157 funcionários no grupo, sendo que, na unidade localizada no município de Farroupilha, ela conta com 1.529 funcionários. A sua estrutura funcional é composta pelos seguintes departamentos: Presidência, Direção Financeira, Departamento de Crédito e Cobrança, Marketing, Área de Desenvolvimento de Produtos, Suprimentos, Exportação, Tecnologia da Informação e Área de Recursos Humanos.

Dessa forma, uma das finalidades do presente trabalho é mostrar a importância da inserção das pessoas com deficiência na organização, a fim de que possa construir uma nova cultura, contribuindo, portanto, para uma mudança social na construção de uma sociedade mais humana, justa e que saiba conviver com as diferenças.

Dentro dessa concepção, o problema de pesquisa deste trabalho é: Quais as ações que a empresa pode adotar para atender às exigências legais de inclusão de pessoas com deficiência e exercer o seu papel na sociedade? Assim, o objetivo geral desta pesquisa é elaborar um plano de ação multifuncional, visando a identificar fatores predominantes à inclusão de pessoas com deficiência na empresa Grendene, filial de Farroupilha. Por sua vez, os objetivos específicos são: identificar as exigências legais à inclusão de pessoa com deficiência nas organizações; sugerir a formação de um grupo multifuncional de colaboradores que planejem ações estruturadas para a inclusão desse público nos postos de trabalho e na organização; e elaborar a descrição dos papéis para esse grupo multifuncional.

Page 3

O desenvolvimento desta pesquisa se justifica, visto que a empresa atende à premissa legal de inclusão de pessoas com deficiência, focando a inserção dos mesmos nas unidades do Nordeste, porém, como agente que perpetua com compromisso em relação à comunidade em que atua. A empresa tem interesse em promover a inclusão dessas pessoas na unidade, localizada no município de Farroupilha, atuando com responsabilidade social e promovendo a inclusão de grupos notoriamente discriminados, possibilitando-lhes o acesso ao desenvolvimento dentro da organização.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Foi a partir dos anos de 1960, que se iniciaram as discussões sobre a Administração de Recursos Humanos. Essa fase teve como característica o enfoque sistêmico e as pessoas passaram a ter mais importância às empresas, deixando de ser somente um número de produção. Além de que, a área de Recursos Humanos (RH) passou a operacionalizar serviços como o de treinamento, recrutamento e seleção, benefícios, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho e outros.

Em 1980, as empresas passam a enfrentar grandes mudanças em função da incursão de mercadorias, globalização, serviços e tecnologias. Na década seguinte, as pessoas passam a ser consideradas ativos importantes das empresas, como agentes comprometidos com a resolução de problemas e com o alcance dos objetivos da organização, assim surge a Gestão de Pessoas (GP), onde há uma migração dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos. Dessa forma, vale ressaltar a importância do capital humano dentro das organizações.

Dessa forma, o sistema de gestão de pessoas é responsável por desenvolver e difundir a cultura mais adequada à empresa, com a finalidade de que os resultados esperados sejam atingidos e também adequar o comportamento das pessoas à visão da cultura organizacional.

Motta e Vasconcellos (2002) afirmam que a cultura de uma organização é percebida por meio da linguagem, dos símbolos e das imagens, das histórias e dos mitos, dos rituais e das cerimônias, dos hábitos e os valores que permeiam essa organização, além dos objetos visíveis e físicos da mesma. A organização é um sistema humano e complexo com características próprias que são típicas da sua cultura e clima organizacional.

Page 4

4

De uma forma mais abrangente, Bispo (2007) elucida que a cultura organizacional refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. A cultura organizacional é disseminada através das relações interpessoais e essa disseminação pode ser institucionalizada, mas é principalmente pela ação dos grupos informais que ela acontece.

Diante da percepção descrita anteriormente, entende-se que é a cultura que define a missão e estabelece os objetivos da organização. Portanto, a cultura precisa estar alinhada juntamente com outros aspectos de decisões e ações da empresa como planejamento, organização, direção e controle para buscar o alcance de suas metas.

A organização espera que as pessoas realizem suas tarefas atendendo os objetivos estipulados e oferece-lhes incentivos, bem como recompensas para atender certas satisfações pessoais. Dessa forma, surge uma interação entre pessoas e organizações, à qual se dá o nome de reciprocidade que influencia diretamente o comportamento organizacional.

O comportamento organizacional é o campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional (ROBBINS, 2005).

As organizações têm uma capacidade muito grande de influenciar na transformação da sociedade. Mesmo mudanças de caráter interno repercutem diretamente na vida dos funcionários, suas famílias e na...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT