Hexa, pentacampeão, multiuso

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC Revisora da Constituição de Santa Catarina em 1989
Páginas82-82

Page 82

A palavra hexa se refere a seis vezes, mas qual é a pronúncia correta? Adroaldo A.

Em 2002, quando o Brasil se sagrou pentacampeão, surgiu o questionamento sobre a pronúncia do termo hexa, dadas as divergências entre os dicionaristas. Bom, se divergem é porque existem pelo menos duas práticas correntes. Dicionários mais antigos se pautam pela pronúncia original do grego e informam que o correto é falar como se houvesse o fonema \k\ ali no meio, registrado como \c\, ou \cs\ no caso de hexa. O Houaiss durante muitos anos registrou que o x de hexa deveria ser pronunciado como \z\ simplesmente, mas hoje admite três prosódias: \heza\, \hecsa\ e \hegza\.

O que de fato ocorreu foi uma simplificação do som original, um certo comodismo de nossa parte, que nos levou a falar he\z\agonal, he\z\ágono, he\z\ asperma, por exemplo, em vez de he\gz\ agonal, he\gz\ágono e he\gz\asperma.

Só que ao nos depararmos com a palavra reduzida – hexa – voltamos à pronúncia original \hecsa\, até porque com \z\ soaria falso e quase incompreensível. Imagine como seria engraçado o pessoal gritar “éza, éza” nos estádios!

Enfim: acredito que o povo todo vai falar estas três palavras com o som de k+s, ou seja, \cs\: hexa, hexacampeão, hexacampeonato. Nas demais – sempre palavras eruditas, como hexagrama, hexaciclo, hexaedro – só o tempo dirá qual pronúncia vai se firmar: por ora, valem todas.

Por que não se pode escrever pentacampeão separadamente (penta campeão) ou com hífen (penta-campeão)? A. de Andrade

Temos que escrever pentacampeão assim porque se convencionou (oficialmente) que os prefixos e elementos de composição de substantivos e adjetivos devem ser escritos junto com a palavra-base, sem hífen, com as exceções estipuladas no Acordo Ortográfico de 2009. Entre eles figuram os prefixos que dizem respeito a números: bi, tri, tetra, penta, hexa, hepta etc. Por conseguinte, sempre escrevemos: hexacampeão, pentacampeonato, pentacapsular, tetravô, trilegal, bianual, bifocal.

É preciso observar que, quando esses prefixos ou pseudoprefixos se antepõem a palavras...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT