A 'Divisão de Filmes' da UNESCO e o cinema documentário

AutorRosana Elisa Catelli
CargoPós-doutoranda no Departamento de Cinema, Instituto de Artes da Universidade de Campinas (UNICAMP)
Páginas196-218
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p196
A “DIVISÃO DE FILMES” DA UNESCO E O CINEMA
DOCUMENTÁRIO1
THE ‘FILM DIVISION’ OF UNESCO AND THE
DOCUMENTARY FILMMAKING
Rosana Elisa Catelli*
Resumo: Esse artigo é parte de uma pesquisa a respeito da atuação da UNESCO
na história do cinema documentário, entre 1945 e 1975. Apresentamos aqui
uma parte dos dados que foram coletados nos Arquivos da UNESCO, em Paris,
referentes à criação da Divisão de Cinema desse organismo. Contextualizamos
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“World Without End”, de 1953, realizado pelos documentaristas britânicos
Paul Rotha e Basil Wright, especialmente para a UNESCO.
Palavras-chave: UNESCO. Documentário. Cinema e História. História do
cinema. Audiovisual.
Abstract: This article is part of a research about the role of UNESCO in the
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the creation of the Film Division of that agency. Also treat some aspects of the
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UNESCO.
Keywords:  
Audiovisual.
* Pós-doutoranda no Departamento de Cinema, Instituto de Artes da Universidade de
Campinas (UNICAMP). E-mail: rosanacatelli@gmail.com
197
Revista Esboços, Florianópolis, v. 19, n. 27, p. 196-218, ago. 2012.
INTRODUÇÃO
A historiadora Chloé Maurel, que realizou um amplo estudo a respeito
da história da UNESCO e publicou o livro “Histoire de l’UNESCO”2, sugere
que o estudo das políticas desenvolvidas no interior dessa instituição constitui-
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culturais entre países após 1945. Segundo ela, uma pesquisa sobre a UNESCO
insere-se num amplo território que abrange os campos da História das Relações
Internacionais, o da História Cultural e o da História Social.
Nesse quadro amplo das atividades da UNESCO, fizemos um
recorte para podermos observar aquelas relacionadas ao cinema e delinear a
participação da UNESCO na História do Cinema Documentário. Percorremos
um território que se inscreve no campo das Relações Culturais Internacionais
e das circulações culturais no âmbito da produção audiovisual. A UNESCO,
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relações internacionais entre as instituições de cinema do pós-guerra: centros
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estão entre os interlocutores desse organismo.
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pela UNESCO, para poder construir um referencial imagético para a pesquisa.
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mesmos, mas não conseguimos assistir a muitos deles. Essa, aliás, é uma das
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material fílmico, as inovações tecnológicas e a burocracia dos acervos, muitas
vezes são empecilhos para que possamos ter acesso às imagens. Entretanto,
seguindo Allen e Gomery3, para construirmos uma História Social do Cinema
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perguntas mais amplas sobre o cinema os materiais não fílmicos são também
inestimáveis.
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realizado para a UNESCO pelos documentaristas Paul Rotha e Basil Wright,
em 1953. Os arquivos da UNESCO possuem uma documentação ampla sobre
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alguns aspectos relacionados a essa produção, e destacaremos episódios da
formação da área de cinema na UNESCO. Nosso objetivo é entender de que
forma a UNESCO pode ser inserida na história do cinema documentário.
E como o cinema documentário esteve presente nesse campo das relações
internacionais do pós-guerra.

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