A iniciação científica na formação dos graduandos em ciências contábeis: um estudo em uma instituição pública do triângulo mineiro

AutorCassius Klay Silva Santos - Edvalda Araujo Leal
CargoMestrando em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia - Doutora em Administração na Fundação Getúlio Vargas
Páginas25-47
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2014v11n22p25
25 ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 25-48, jan./abr. 2014
A iniciação científica na formação dos graduandos em ciências contábeis:
um estudo em uma instituição pública do triângulo mineiro
Scientific initiation in the education of undergraduate students of accounting: a study at a
public university in the triângulo mineiro region
La iniciación científica en la formación de los egresos en ciencias contables: un estudio en
una institución pública del triângulo mineiro
Cassius Klay Silva Santos
Mestrando em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia
Endereço: Avenida João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, Bloco 1F, Sala
1F253, Bairro Santa Mônica
CEP: 38.408.144 – Uberlândia/MG Brasil
E-mail: cassiuskaly@gmail.com
Telefone: (34) 3239-4176
Edvalda Araújo Leal
Doutora em Administração na Fundação Getúlio Vargas
Professora do Mestrado e Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de
Uberlândia
Endereço: Avenida João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, Bloco 1F, Sala
1F253, Bairro Santa Mônica
CEP: 38.408.144 – Uberlândia/MG Brasil
E-mail: edvalda@facic.ufu.br
Telefone: (34) 3230-9495
Artigo recebido em 28/01/2013. Revisado por pares em 28/11/2013. Reformulado em
12/12/2013. Recomendado para publicação em 04/02/2014 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 08/04/2014.
Cassius Klay Silva Santos e Edvalda Araújo Leal
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 25-48, jan./abr. 2014 26
Resumo
O objetivo do estudo é identificar os principais fatores que motivam a Iniciação Científica
(IC) no curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino (IE) pública, localizada no
Triângulo Mineiro. Foram realizadas entrevistas com bolsistas, com orientadores, com o
coordenador de curso e com o diretor da unidade. As principais categorias analisadas foram:
(i) os fatores que motivaram a participação na IC; (ii) o desempenho acadêmico; e (iii) a
atuação profissional dos bolsistas. Os resultados indicaram que, tanto para estudantes bolsistas
como para orientadores, a decisão de participar de um projeto na IC refere-se à pré-disposição
em realizar pesquisa e ao interesse em continuar a aperfeiçoar e ampliar seus conhecimentos.
Palavras-chave: Iniciação científica. Estudantes. Curso de ciências contábeis.
Abstract
The objective of this study is to identify the main factors that motivate participation by
accounting majors in the scientific initiation (SI) project at a public university located in the
Triângulo Mineiro region of the state of Minas Gerais, Brazil. Interviews were conducted with
students, faculty advisors, the accounting program coordinator and the university president.
The main categories analyzed were the factors that motivate participation in the project and
the students’ academic performance and professional activity. The results indicate that both
for the students and advisors, the decision to participate in the SI project was motivated by
predisposition to engage in research and interest in continuing to improve and expand
knowledge.
Keywords: Scientific initiation. Students. Accounting course.
Resumen
El estudio tiene por objeto identificar los principales factores que motivan la iniciación
científica (IC) en el curso de Ciencias Contables de una Institución de Enseñanza (IE) pública,
ubicada en el triângulo mineiro. Fueron realizadas entrevistas con becarios, con orientadores,
con el coordinador de curso y con el director de la unidad. Las principales categorías
analizadas fueron: (i) los factores que motivaron la participación en la IC; (ii) el desempeño
académico; y (iii) la actuación profesional de los becarios. Los resultados indicaron que tanto
estudiantes becarios como para orientadores la decisión de participar de un proyecto en la IC
se refiere a la predisposición en realizar investigación y al interés en perfeccionar y ampliar
sus conocimientos.
Palabras clave: Iniciación científica. Estudiantes. Curso de ciencias contables.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT