Estudos e ações em informação e educação - 2013

AutorEliane Fioravante Garcez - Ana Claudia Perpétuo de Oliveira da Silva - Daniella Camara Pizarro - Danielly Oliveira Inomata - Priscila Lopes Menezes
CargoUniversidade Federal de Santa Catarina
Páginas269-300
269
v. 19, n. 39, 2014.
p. 269-300
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, p. 269-
300, jan./abr., 2014. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n39p269
Estudos e ações em informação e educação 2013
Studies and actions in information and education 2013
Grupo de Pesquisa INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (GrITS)
Relatório Final do IV Seminário Estudos e Ações em Informação e Educação
O FLUXO METODOLÓGICO DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Florianópolis, 02 e 03 de dezembro de 2013.
Ana Claudia Perpétuo de Oliveira da SILVA1
Daniella Camara PIZARRO2
Danielly Oliveira INOMATA3
Eliane Fioravante GARCEZ4
Priscila Lopes MENEZES5
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório discorre sobre as atividades e as discussões
ocorridas nos dias 02 e 03 de dezembro de 2013, quando da realização do IV
Seminário Estudos e Ações em Informação e Educação. Com o tema O FLUXO
METODOLÓGICO DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO o Grupo de Pesquisa
Informação, Tecnologia e Sociedade (GrITS), ao promover, organizar e realizar
esse evento, teve como objetivos mostrar as técnicas empregadas pelos
pesquisadores na captura dos dados da pesquisa, focando mais na técnica da
entrevista e do questionário e o que experimentam ao aplicá-la, os desafios a
serem superados e os resultados obtidos.
Tendo como público alvo os estudantes de graduação e pós-graduação
em Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação, da Engenharia e
Gestão do Conhecimento e comunidade externa, os trabalhos levados para
conhecimento e debate trataram da produção de pesquisas realizadas e em
desenvolvimento no grupo no período 2009-2012 , dentro dos temas e
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1 Universidade Federal de Santa Catarina - anacpo72@gmail.com
2 Universidade Federal de Santa Catarina - daniellacpizarro@gmail.com
3 Universidade Federal de Santa Catarina - inomata.danielly@gmail.com
4 Universidade Federal de Santa Catarina - efgarcez@ig.com.br
5 Universidade Federal de Santa Catarina - prisccalm@gmail.com
DOSSIÊ
Recebido em:
30/12/2013
Aceito em:
10/03/2014
270
abordagens das suas duas linhas temáticas: a) Informação, Educação, Ética e
Representação de Sociedade e b) Gestão da Informação, Qualidade e Tecnologia.
Conforme a programação do evento que pode ser conferida em
http://portal.ced.ufsc.br/2013/11/13/iv-seminario-estudos-e-acoes-em-
informacao-e-educacao/, as atividades ocorridas nos dias 02 e 03 de dezembro
de 2013 ocorreram no período das 19:00 as 21:40 horas. A escolha do horário e
a alternância das apresentações entre os integrantes das duas linhas de
pesquisa foram estratégicas; buscou viabilizar a presença do público alvo nos
dois dias do evento, intensificar a troca de conhecimento e de aumentar ainda
mais a integração entre os membros das duas linhas temáticas do GrITS.
O Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GrITS),
instituído em 1996 tem sede no Departamento de Ciência da Informação
(CIN/UFSC), e os professores Francisco das Chagas de Souza e Gregório Jean
Varvakis Rados, respondem respectivamente pelas linhas Informação, Educação,
Ética e Representação de Sociedade e Gestão da Informação, Qualidade e
Tecnologia. Os objetivos dessas linhas e dos pesquisadores e estudantes a elas
vinculados podem ser conferidos através da página do Núcleo de Informação,
Pesquisas e Estudos em Educação e Educação Bibliotecária NIPEEB
(http://nipeeb.blogspot.com). Também no Diretório dos Grupos do CNPq
(http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0043607JCBUJ
DZ) podem ser obtidas informações sobre a produção e orientação de pesquisas
realizadas pelo GrITS.
A criação do GrITS desencadeou uma série de avanços para o
desenvolvimento da pesquisa em Ciência da Informação desenvolvidas em
Santa Catarina: a) o periódico ENCONTROS BIBLI: Revista Eletrônica de
Biblioteconomia e Ciência da Informação
(https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb); b) o Laboratório de Gestão,
Tecnologia e Informação (http://www.lgti.ufsc.br/index.htm); c) a biblioteca
eletrônica: Educação Bibliotecária
(http://www.ced.ufsc.br/bibliote/dep/saleitura.html);d) o Curso de Mestrado
do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da UFSC
(2003); e) o curso de doutorado do mesmo programa (2013).
271
Em dezembro de 2004 foram comunicadas as produção referentes ao
período 2003-2004
(https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-
2924.2005v10n19p95/5503), em dezembro de 2006 as pesquisas do período
2005-2006, em dezembro de 2010, foi a vez de divulgar as pesquisas
desenvolvidas no período 2007-2010
(https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-
2924.2011v16n31p157/17770).
Em dezembro de 2013, no seu IV Seminário, discutiu-se temática
específica, a qual é título do capítulo 2 deste relatório. Como os seminários
anteriores, o IV Seminário Estudos e Ações em Informação e Educação ocorreu no
auditório Valpi Costa do Centro de Ciência da Educação (CED/UFSC), localizado
no campus dessa universidade, em Florianópolis, Santa Catarina.
2 O FLUXO METODOLÓGICO DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO
O tema deste IV Seminário Estudos e Ações em Informação e Educação
surgiu no mesmo ano em que o Programa de Pós-Graduação em Ciência da
Informação PGCIN completou dez anos, mostrando de certa maneira um
acúmulo de experiência na aplicação de métodos e técnicas na pesquisa nele
desenvolvidas.
Buscando integrar ainda mais os estudantes e pesquisadores vinculados
às duas linhas de pesquisa do GrITS, a ideia dos organizadores do evento foi a de
oferecer uma programação que procurasse nos dois dias do evento, intercalar
comunicações destas linhas que revelassem a metodologia e as técnicas
empregadas em pesquisas desenvolvidas no PGCIN e no PPGEGC, orientadas
pelos líderes das duas linhas de pesquisa dos GrTIS, os professores Francisco
das Chagas de Souza e Gregório J. Varvakis Rados. É por conta do vínculo que o
professor Gregório possui com o PPGEGC que na programação deste evento são
apresentados dois trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em
Gestão do Conhecimento (PPGEGC).

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT