O enunciado do fim do emprego no capitalismo atual - omissão singular

AutorMauricio Godinho Delgado
Páginas66-67

Page 66

A conjuntura do sistema econômico, social e político capita lista, ao longo do último quartel do século xx, propiciou a realização de importantes acontecimentos e tendências de notável impacto no mundo do trabalho. A concentração de tais tendências e acontecimentos em curto período histórico fez brotar diagnóstico relati vamente generalizado a respeito da presença de irremediável crise estrutural no tocante ao trabalho e ao emprego na atualidade do capitalismo.

Esse diagnóstico e o caráter sombrio de suas previsões, embora tendo, evidentemente, pontos de contato com a dinâmica atual do sistema socioeconômico prevalecente, não se mostram efetivamente corretos, conforme exposto no presente texto. Na verdade, acabam por traduzir, em boa medida, decisivo instrumento cultural no processo de combate ao primado do trabalho e do emprego no sistema capitalista contemporâneo.

Um dos pontos mais instigantes na presente temática diz res peito a uma singular omissão no cerne da linha explicativa dominante acerca do fenômeno contemporâneo do desemprego: o tipo de política pública, notadamente econômico-financeira, seguida pelos Estados Nacionais capitalistas no mesmo período considerado.

Page 67

Não obstante haja notável coincidência temporal entre o pro fundo desemprego vivenciado por inúmeros países do Ocidente e o implemento rigoroso por seus respectivos Estados de inexpugnável política econômico-financeira de natureza liberal-monetarista, tal diag nóstico hegemônico e suas previsões sombrias tendem a desconsiderar em suas análises a relevância desse fator político-conjuntural.

Não é objetivo do presente capítulo, evidentemente, esmiuçar as relações entre semelhante política pública, fortemente direcionadora das atividades do Estado e da economia nacional, com os índices de emprego/desemprego no respectivo país capitalista. No entanto, não se poderia encerrar o presente texto, sem o destaque dessa instigante omissão no quadro da matriz explicativa hegemônica sobre o fenômeno do desemprego no capitalismo de nossos dias28.

[28] A respeito dessa política pública econômico-financeira e sua influência no sistema...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT