Ensinar Conceitos em Ciências Contábeis

AutorMarcos Laffin
CargoDoutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas47-65
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n25p67
47
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 12, n. 25,
p. 47-66, jan./abr. 2015
Ensinar Conceitos em Ciências Contábeis
Teaching Concepts in Accounting Sciences
Enseñar Conceptos en Ciencias Contables
Marcos Laffin
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina
Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFSC
Endereço: Rua das Cerejeiras nº 186 Residência 4 - Carvoeira
CEP 88.040-510 - Florianópolis SC Brasil
e-mail: marcoslaffin@gmail.com
Telefone: +55(48) 3721-9383
Artigo recebido em 28/05/2014. Revisado por pares em 26/11/2014. Reformulado em
19/12/2014. Recomendado para publicação em 16/01/2015 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 29/05/2015.
Marcos Laffin
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 12, n. 25, p. 47-66, jan./abr. 2015
48
Resumo
Este estudo aborda as contribuições do mapa conceitual como forma de ensinar conceitos em
Ciências Contábeis. O objetivo é compreender o uso deste recurso na diferenciação e
reconciliação de conceitos visando à aprendizagem significativa e simultaneamente à reflexão
sobre a prática pedagógica. No estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com base nas
perspectivas de Ausubel (1980), Vygotsky (1993), Charlot (2000) e Contreras (2002), tendo
como enfoque de que a aprendizagem é mediada pelo conjunto das relações sociais. Concluiu-
se que o ensino de conceitos em Ciências Contábeis a partir da aprendizagem significativa
permite a ampliação dos saberes prévios dos estudantes. Essa possibilidade implica uma
prática pedagógica intencional, a partir do desejo de aprofundar os conhecimentos contábeis e
interdisciplinares na efetivação do trabalho do professor. De acordo com essa perspectiva o
ensino de Ciências Contábeis poderá contribuir para uma sólida formação profissional e de
participação cidadã.
Palavras-Chave: Ensino em ciências contábeis. Trabalho pedagógico. Mapa conceitual.
Abstract
This study discusses the contributions of the conceptual map as a way to teach concepts in
Accounting Sciences. The goal is to understand the use of this feature in differentiation and
reconciliation of concepts aiming at meaningful learning and simultaneously at the reflection
on the pedagogical practice. In the study we used the literature, from the perspective of
Ausubel (1980), Vygotsky (1993), Charlot (2000) and Contreras (2002), with the approach
that learning is mediated by the set of social relations. It was concluded that the teaching of
concepts in Accounting Sciences based on the meaningful learning allows the expansion of
prior knowledge of the students. This possibility implies a deliberate pedagogical practice,
from the desire to deepen the financial and interdisciplinary knowledge in the execution of the
teacher's work. According to this perspective the teaching of Accounting Sciences can
contribute to a solid and with citizen participation professional training.
Keywords: Accounting sciences teaching. Pedagogical work. Concept map.
Resumen
Este estudio aborda las contribuciones del mapa conceptual como forma de enseñar conceptos
en Ciencias Contables. El objetivo es comprender el uso de este recurso en la diferenciación y
reconciliación de conceptos buscando el aprendizaje significativo y simultáneamente a la
reflexión sobre la práctica pedagógica. En el estudio fue utilizada la investigación
bibliográfica, con base en las perspectivas de Ausubel (1980), Vygotsky (1993), Charlot
(2000) y Contreras (2002), teniendo como enfoque de que el aprendizaje es mediado por el
conjunto de las relaciones sociales. Concluimos que la enseñanza de conceptos en Ciencias
Contables a partir del aprendizaje significativo permite la ampliación de los saberes previos
de los estudiantes. Esa posibilidad implica una práctica pedagógica intencional, a partir del
deseo de profundizar los conocimientos contables e interdisciplinares en la efectivización del
trabajo del profesor. De acuerdo con esa perspectiva la enseñanza de Ciencias Contables
podrá contribuir para una sólida formación profesional y de participación ciudadana.
Palabras Clave: Enseñanza en ciencias contables. Trabajo pedagógico. Mapa conceptual.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT