Documento Gráfico

AutorTito Lívio Ferreira Gomide - Lívio Gomide
Páginas19-26

Page 19

1. Conceito

A determinação do conceito de documento depende do tipo de estudo a ser enfocado, que pode envolver as mais diversas áreas do conhecimento humano, como por exemplo o Direito, as Artes Plásticas, a Medicina, a História, a Criminalística e tantas outras.

Para o nosso estudo em particular interessa tão-somente o enfoque técnico, sem embargo da importância do aspecto jurídico nos casos de perícias judiciais.

Sob a ótica jurídica, em linhas gerais, o documento é a coisa representativa de um fato ou ideia, que pode ser utilizada em Juízo como meio de prova.

A conceituação jurídica abrange todos os tipos de documentos, como por exemplo os desenhos artísticos, as pinturas, as esculturas, os discos, as fitas magnéticas, os disquetes e tantas outras coisas representativas de fatos ou ideias, que nem sempre são objeto de estudo da Grafoscopia, mas de outras disciplinas.

Considerando que o objetivo da Grafoscopia é unicamente o documento gráfico, entendemos que a conceituação técnica de documento deve enfocar exclusivamente os seus elementos materiais, sem entrar no mérito do seu conteúdo. Dessa forma, o

Page 20

conceito de documento, sob o âmbito grafoscópico, pode ser o seguinte:

Documento - é o suporte que contém um registro gráfico.

A presente conceituação será melhor entendida ao estudarmos detidamente os elementos técnicos constitutivos de um documento, que são os suportes e os registros gráficos. Até mesmo uma simples folha de papel com sulcagens decorrentes de escrita a ponta seca pode conter registros passíveis de serem examinados.

A conceituação foi desenvolvida considerando o seguinte:

· suporte: no sentido de coisa;

· registro: no sentido de imagens fixas;

· gráfico: no sentido de ideia ou fato escrito.

2. Elementos
2. 1 Suportes gráficos

No âmbito da Grafoscopia os suportes são os materiais, objetos ou superfícies utilizados para a fixação dos registros gráficos.

Os primeiros suportes gráficos utilizados pelo homem foram as superfícies das paredes rochosas na Idade da Pedra. Com a evolução e desenvolvimento da inteligência humana e, consequentemente, da maior complexidade das representações gráficas, houve a necessidade da criação de suportes mais adequados, surgindo então os tabletes de barro cozido, os tecidos, os papiros, os pergaminhos e, finalmente, os papéis e plásticos.

Os papiros surgiram no Egito, por volta do ano 3.000 a.C. e foram utilizados até o século IX da Era Cristã.

Page 21

Os pergaminhos são películas originárias da derme animal e surgiram por volta do ano 2.000 a.C., tendo sido muito utilizados até o ano 200 d.C.

O papel tem sua origem atribuída a Ts’ai Hum, oficial do Império Chinês, por volta de 105 d.C. O segredo da fabricação do papel foi mantido pelos chineses até 751 d.C., quando foi descoberto pelos árabes em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT