Diz-me se no Natal serves Chester ou Peru e te direi quem és.

AutorMaria Elisabeth Goidanich
CargoDoutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Páginas104-119
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.5, p. 104-119, jul./dez. 2008.
104
DIZ-ME SE NO NATAL SERVES CHESTER OU PERU E TE DIREI QUEM ÉS.
REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE, TRADIÇÃO, AUTENTICIDADE, CONFIANÇA E
DISTINÇÃO
TELL ME IF YOU, ON CHRISTMAS DAY, HAVE TURKEY OR CHESTER, AND I WILL
TELL YOU WHO YOU ARE. THOUGHTS ON IDENTITY, TRADITION, AUTHENTICITY,
TRUST AND DISTINCTION
DIME SI PARA LA NOCHE BUENA COMES CHESTER O PERU Y TE DIRÉ QUIEN
ERES. REFLEXIONES SOBRE IDENTIDAD, TRADICIÓN, AUTENTICIDAD,
CONFIABILIDAD Y DISTINCIÓN
Maria Elisabeth Goidanich
RESUMO
Pode-se dizer que é na época de Natal que o comércio realiza o maior volume de vendas,
sendo este período de consumo intenso de todo tipo de mercadoria. Mas é também um
período repleto de significações. Este artigo reflete sobre a ceia de Natal e suas
significações junto a mulheres de classe média com idade entre 36 e 47 anos,
especialmente no que diz respeito ao consumo de carnes de aves nobres – Chester e/ou
Peru, traçando um comparativo entre os dois tipos de aves, cujo consumo é reflexo da
mundialização cultural e da globalização econômica. Busca, com uma abordagem
interdisciplinar, relacionar os conceitos de identidade, tradição, autenticidade, confiança e
distinção ao comportamento de consumo e ao imaginário dessas mulheres.
Palavras-chave: Consumo. Alimentação. Identidade. Autenticidade. Confiança. Natal.
ABSTRACT
Christmas season is a period of sales of all kinds of goods, but it is also a period of great
significance to most people. This article analyses Christmas supper and its significance
for middle-income women, aged between thirty-six and forty-seven, using as research
object the consumption of Chester and/or Turkey (noble birds). A comparative analysis of
both kinds of birds is traced, in which the consumption is a reflection of cultural and
economical globalization. Using an interdisciplinary point of view, the relation between
the concepts of identity, tradition, authenticity, trust and distinction, as well as the
consumption behavior and imaginary universe of these women have been explored.
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora sobre as relações de poder nas práticas cotidianas de
consumo. E-mail: bethgoida@gmail.com
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.5, p. 104-119, jul./dez. 2008.
105
Keywords: Consumption. Food. Identity. Authenticity. Trust. Natal.
RESUMEN
Se puede decir que es sobre los días de la Navidad que el comercio efectúa el más
grande volumen de ventas, siendo este un período de consumo intenso de todos los tipos
de mercancías. Pero es también un período lleno de significaciones. Este artículo
reflexiona sobre la cena de noche buena y sus significaciones junto a las mujeres de clase
mediana con edad entre 36 y 47 años, sobretodo en lo que respecta al consumo de las
carnes de aves nobles - chester y/o peru - trazando una comparación entre los dos tipos
de aves, cuyo consumo es reflejo de la mundialización de la cultura y de la globalización
económica. Busca, con un abordaje multidisciplinar, relacionar los conceptos de
identidades, tradición, autenticidad, confiabilidad y distinción al comportamiento del
consumo y al imaginario de esas mujeres.
Palabras clave: Consumo, Alimentación, Identidad, Autenticidad y Confiabilidad. Natal.
1 CONSUMO E TRADIÇÃO NA ÉPOCA DE NATAL
As festas de final de ano – Natal e Ano Novo - são globais, porém, as tradições
variam em cada país ou região. De acordo com a temperatura e a localização, comemora-
se a chegada do ano novo na beira da praia ou em ambientes fechados. O horário e o
cardápio da ceia também variam, conforme a região, a família ou a religião de cada um.
Em alguns lugares, os presentes de Natal são distribuídos no dia 24 de dezembro, à
noite, como é o caso do Brasil, em outros, no dia 25 pela manhã e em outros, ainda, no
dia 6 de janeiro, dia de Reis.
No mundo todo, o Natal comemorou, para os cristãos, um dia (e para muitos ainda
comemora), o nascimento de Jesus Cristo. Entretanto, atualmente, no Brasil, judeus,
muçulmanos, budistas e muitos outros praticantes de outras religiões também se reúnem
e trocam presentes na noite de 24 de dezembro.
Uma festa que, na tradição cristã, existe para celebrar a vida e a união familiar
transformou-se, com o passar do tempo, também, em uma celebração do consumo.
Indústria e varejo investem a maior parte de suas verbas publicitárias para anunciar nesta
época. As cidades, principalmente as vias comerciais, enfeitam-se. O apelo ao consumo,
baseado na chamada “antecipe suas compras de Natal”, começa em outubro. A
decoração de ruas e casas que, até alguns anos atrás, só era colocada no mês de
dezembro, hoje pode ser vista apagada durante o ano todo e se acende já na chegada da
primavera, assim que passa uma das datas mais importantes para o varejo: o dia das

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT