Desenvolvimento de Competências do Administrador: um estudo em ambiente simulado

AutorClaudelino Martins Dias Junior - Bruno César Mello Morei - Eduardo Zarur Stosick - Ariane Rodrigues Pereira
CargoProfessor do Departamento de Ciências da Administração. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil - Professor do Instituto Federal de Minas Gerais. Formiga, MG. Brasil - Graduando do Curso de Ciência da Administração. . Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil - Professora da disciplina de ...
Páginas172-182
Artigo recebido em: 20/03/2013
Aceito em: 04/12/2013
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR:
UM ESTUDO EM AMBIENTE SIMULADO
Development Management Competences: a study in simulation
enviromental
Claudelino Martins Dias Junior
Professor do Departamento de Ciências da Administração. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil.
E-mail: dias.jr@deps.ufsc.br
Bruno César Melo Moreira
Professor do Instituto Federal de Minas Gerais. Formiga, MG. Brasil. E-mail: bruno.melo@ifmg.edu.br
Eduardo Zarur Stosick
Graduando do Curso de Ciência da Administração. . Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil.
E-mail: eduardo.stosick@gmail.com
Ariane Rodrigues Pereira
Professora da disciplina de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina
(CESUSC). Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: arianerp@gmail.com
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n38p172
Resumo
Este estudo discorre sobre a importância do
desenvolvimento de competências próprias dos
profissionais de administração. Para tanto, utilizando-se
de simulação em ambiente virtual, dentro do contexto
acadêmico de graduação, alunos são experimentados
no exercício de tomada de decisões. Ao final desse
processo procedem à transcrição perceptiva de seus
aprendizados individuais por meio de um questionário.
Tal instrumento subsidia a abordagem qualitativa
do estudo, por meio da construção de um estudo
de caso, que descreve como a simulação contribui
no desenvolvimento dos elementos formadores
das competências essenciais do administrador. Os
resultados preliminares apontam que, respectivamente,
esses elementos centram-se no desenvolvimento de
habilidades de liderança, na capacidade de organização,
na integração e na atualização de conhecimentos
propiciados por uma visão sistêmica e na habilidade
de planejar. Paralelamente, comportamentos proativos
e determinados constituem condições desejáveis sob a
visão dos respondentes. Nesse sentido, observa-se que
a formação das competências verificadas está alinhada
com a última avaliação realizada nacionalmente pelo
Conselho Federal de Administração (CFA).
Palavras-chave: Simulação. Competências.
Aprendizagem.
ABSTRACT
This paper discusses the importance of developing
management skills. Therefore, using simulation in
virtual environment, within the context of academic
graduation, students are experienced in the exercise
of decision-making. At the end of this process the
students proceed to transcript in a questionnaire the
perception of their individual learning. This instrument
subsidizes the qualitative approach of the study, through
the construction of a case study that describes how
simulation helps in the development of the forming
elements of the core competencies of the administrator.
The preliminary results indicate that, respectively, these
elements focus on developing leadership skills, on the
ability to organize, on the integration and adapting
the knowledge afforded by systemic vision and ability
to plan. In parallel, proactive and determinated
behaviors makes desirable conditions from the view
of the respondents. In this regard, it is observed that
the formation of verified skills is aligned with the last
evaluation conducted nationally by CFA (Federal
Council of Management).
Keywords: Simulation. Competence. Learning.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT