Inovação e orientação para o mercado e desempenho no arranjo produtivo local embrionário do vestuário de Londrina/PR

AutorFabiano Palhares Galão - Marcia Regina Gabardo Da Camara
CargoDoutorando em Administração pela FEA-USP e Mestre em Administração pelo PPA- UEM/UEL. - Doutora em Teoria Econômica FIPE-USP.
Páginas87-112
87
Revista de Ciências da Administração • v. 11, n. 23, p. 11-37, jan/abr 2009
Análise dos processos de gestão do conhecimento no departamento comercial de empresa do setor de telecomunicações...
Inovação e orientação para o mercado e
desempenho no arranjo produtivo local
embrionário do vestuário de Londrina/PR
Fabiano Palhares Galão1
Marcia Regina Gabardo Da Camara2
Resumo
A pesquisa analisa o impacto da inovação e da orientação para o mercado sobre
o desempenho das empresas do arranjo produtivo local do vestuário de Londrina.
Identifica o grau de orientação para o mercado através da escala Markor, segundo
Kohli, Jaworski e Kumar (1993), e a implementação de inovações de produto,
processos e inovações organizacionais. O método escolhido é o survey, envolvendo
uma amostra de 62 empresas, e foram utilizados o coeficiente de correlação de
Pearson e a análise de Clusters. Conclui-se que: a) as empresas são altamente
orientadas para o mercado; b) o comportamento inovador do arranjo é baixo; c)
o lançamento de novos produtos é a prática inovadora mais utilizada pelas
empresas; e d) a orientação para o mercado e a inovação contribuem para o
crescimento do faturamento e para o retorno do investimento das indústrias do
vestuário de Londrina.
Palavras-chave: Orientação para o mercado. Inovação. Competitividade.
Indústria do vestuário.
1 Introdução
As grandes mudanças, as incertezas ambientais, a complexidade e in-
tensidade competitiva têm levado as empresas a uma avaliação das práticas
de negócios. Nesse sentido, a competitividade e o sucesso delas dependem
da capacidade inovativa, identificada como fator crítico de sucesso. Na in-
dústria do vestuário, a implementação de inovações tem sido decisiva, a par-
1 Doutorando em Administração pela FEA-USP e Mestre em Administração pelo PPA- UEM/UEL. Docente da UNOPAR(Universidade Norte do
Paraná). Endereço: Av. Voluntários da Pátria, 546 – apto 702 – CEP 86061-120 – Londrina-PR. E-mail: fabiano.galao@unopar.br.
2 Doutora em Teoria Econômica FIPE-USP. Docente do Programa de Mestrado em Economia Regional (PPE- Universidade Estadual de Londrina)
e do Programa de Mestrado em Administração (PPA-UEM/UEL). Endereço: Rua Belo Horizonte, 734 ap.16 - CEP 86020-060 - Londrina PR. E-
mail: mgabardo@uel.br. Artigo recebido em: 27/01/2007. Aceito em: 21/05/2008. Membro do Corpo Editorial Científico responsável pelo processo
editorial: Gilberto de Oliveira Moritz.
Inovação e orientação para o mercado e desempenho no arranjo produtivo local embrionário do vestuário de Londrina-PR
Revista de Ciências da Administração • v. 11, n. 23, p. 87-112, jan/abr 2009
88 Revista de Ciências da Administração • v. 11, n. 23, p. 87-112, jan/abr 2009
Fabiano Palhares Galão • Marcia Regina Gabardo Da Camara
tir do início dos anos 90, dada a abertura do mercado à concorrência inter-
nacional e à estabilização da moeda brasileira.
Lastres e Cassiolato (2003) afirmam que os formatos organizacionais
que privilegiam a interação e a atuação conjunta dos mais variados agentes,
como redes, arranjos e sistemas produtivos, vêm se consolidando como os
mais adequados para promover a geração, aquisição e difusão de conheci-
mento e inovações. O artigo também destaca a importância da orientação
para o mercado como sendo um dos fatores de competitividade para o setor.
Dessa forma, este estudo analisa o impacto da inovação e da orientação para
o mercado sobre o desempenho das empresas do arranjo produtivo local de
Londrina, apresenta o referencial teórico, a metodologia da pesquisa, apre-
senta os resultados e por fim, as conclusões e recomendações.
2 Arranjos Produtivos Locais
O interesse pelo estudo de aglomerações geográficas de empresas tem
origem nas mudanças ocorridas a partir da década de 70, no ambiente com-
petitivo das organizações. Para Santos, Crocco e Simões (2003) tais mudan-
ças ocorrem simultaneamente com a emergência de um novo paradigma
tecnológico, que impõe um processo produtivo mais intensivo em conheci-
mento, e pela liberalização econômica, que derrubou as tradicionais barrei-
ras de comércio, alterando significativamente o ambiente competitivo e colo-
cando grandes dificuldades para as pequenas e médias empresas.
Santos, Crocco e Lemos (2003) afirmam que existe um relativo consen-
so entre os vários estudos sobre as micro, pequenas e médias empresas: a
solução para os desafios enfrentados por elas passaria pela formação de re-
des cooperativas. Os estudos sobre vantagens de arranjos produtivos locais
para o desenvolvimento tecnológico e regional de um país apontam que
empresas aglomeradas territorialmente podem se beneficiar da aglomeração
através das chamadas economias externas. Para Suzigan et al. (2003) as eco-
nomias externas, incidental ou deliberadamente criadas, contribuem para o
incremento da competitividade das empresas e, em consequência, do siste-
ma ou arranjo local como um todo. As economias externas podem ser
incidentais, decorrentes da (i) existência de um vasto contingente de mão-
de-obra especializada e com habilidades específicas ao sistema local; (ii) pre-

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT