Dados Biográficos do Ministro Barros Levenhagen

AutorCarlos Augusto de Barros Levenhagen
Ocupação do AutorEx-Promotor de Justiça em Minas Gerais; Ex-Presidente da AMAGIS; e atualmente Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Páginas13-14

Page 13

Já disse o pensador Gabriel Legouvé: " O irmão é um amigo dado pela natureza".

Sou o irmão mais novo do ministro Antonio José de Barros Levenhagen, dentre nove irmãos. Pela ordem, nasceram Celso, Lelita, Berenice, Leila, Helenice, Marilice, Picida, Antonio José e eu. O Celso e a Lelita são irmãos por parte de pai, que ficou viúvo e, posterior-mente, veio a se casar com nossa mãe, Thereza, de cuja união nasceram os outros sete filhos. Naturalmente, foram todos os nove filhos criados juntos, o que, afortunadamente, torna nossos encontros de família muito animados.

Vim ao mundo sete anos depois do nascimento do Antonio José. A diferença de idade, atualmente, nem é mais tão significativa, porém, na minha infância, parecia haver uma distância enorme, o que não impedia, entretanto, de participarmos juntos de brincadeiras e folguedos (muito em razão de sua paciência com o irmão mais novo, é verdade). Mas devo dizer que, buscando em minha mais remota memória sobre nossa convivência, tenho somente lembranças de carinho, afeto, amizade e companheirismo, a corroborar a lição de M. D’Azeglio, de que " o afeto verdadeiro, leal e incondicionado é um grande tesouro, o maior que existe".

Muito dessa lhaneza no trato e cordialidade, Antonio José herdou de nossa mãe, Thereza de Barros Levenhagen, cuja bondade sempre cativou a todos que com ela tiveram a ventura de conviver.

Nosso pai, Antonio José de Souza Levenhagen, deixou-nos exemplos de integridade, competência, dedicação e inteligência. Sua carreira como Juiz de Direito (em Minas Gerais), professor universitário (em Varginha/MG) e reconhecido escritor (com 26 livros na área de Direito Civil e Processo Civil e mais de dois milhões de cópias vendidas) fomentou a vocação jurídica de seu filho, ora homenageado, ministro Barros Levenhagen.

O ministro Antonio José de Barros Levenhagen nasceu em Baependi, Minas Gerais, hoje conhecida nacionalmente como a terra da santinha ‘Nhá Chica’, de quem somos todos devotos. É casado com Juçara, com quem teve duas lindas filhas: Emanuella e Marcella.

Formou-se em Direito, no ano de 1975, pela Faculdade de Direito de Varginha/MG, na qual foi aluno de nosso pai na matéria de Direito Processual Civil e, poucos anos depois de formado, regressou como professor de Direito Comercial, Direito Processual Civil e Direito do Trabalho.

Page 14

Apesar de vocacionado para a magistratura, não podia, em razão de sua pouca idade, prestar concurso para Juiz de Direito...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT