Culturas de periferia: entre o mercado, os dispositivos de gestão e o agir político

AutorLivia De Tommasi
CargoDoutora em Sociologia, professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense(UFF) ' Rio de Janeiro ' Brasil
Páginas11-34
Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 12 - Nº 23 - Jan./Abr. de 2013
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Culturas de periferia: entre
o mercado, os dispositivos
de gestão e o agir político1
Livia De Tommasi2
Resumo
O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa, de caráter exploratório, voltada a
indagar as manifestações culturais que acontecem nas periferias de três regiões metropolitanas:
Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A percepção de que há, hoje, na sociedade brasileira, um esva-
ziamento do agir político, no sentido de um agir que explicite uma ruptura com a ordem existente
e projete alternativas de mundo possíveis, motivou a busca de outras formas de expressão do
conf‌lito. As práticas e atividades culturais periféricas são interrogadas considerando os signif‌ica-
dos políticos atribuídos pelos sujeitos envolvidos, procurando superar as visões dicotômicas para
indagar as ambivalências das práticas entre o mercado da arte e os projetos sociais, a af‌irmação da
identidade territorial e seus limites políticos, a autogestão e o empreendedorismo, a captura pelo
discurso que procura sustentar a ideia de “pacif‌icação” das periferias e a af‌irmação da alteridade,
a projeção pessoal e as possibilidades de transformação.
Palavras-chave: Periferia. Política. Movimentos Culturais. Arte Periférica. Produção Cultural.
1. Introdução
“ser pobre e ser artista é uma atitude de resistência, é uma luta contra a própria pobreza, cla-
ro, é uma porta de inserção social, é uma forma de você se sentir mais seguro, quanto mais
popular e sociável você é, principalmente quanto mais próximo você f‌ica de uma sociedade
elitista, mais você tem benefícios mesmo sem mudar suas condições econômicas, você vai
se sentir mais seguro, tudo porque: ser pobre é um crime”3
1 Uma primeira versão desse texto foi apresentada no XXVIII Congresso da Alas, em setembro de 2011.
2 Doutora em Sociologia, professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense
(UFF) – Rio de Janeiro – Brasil. Autora, entre outras obras, do livro Sintonia Jovem: o que pensam e desejam
os jovens brasileiros (Cultura Data/Fundação Padre Anchieta, 2008). E-mail: livia.detommasi@gmail.com.
3 Evandro Sena, músico e produtor cultural recifense, entrevista concedida no dia 23/05/2011.
jvvr
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Devo às longas conversas com Eleilson Leite, coordenador do programa
de cultura da ONG Ação Educativa, grande conhecedor, além de frequenta-
dor assíduo, das manifestações culturais da periferia paulista, o interesse por
pesquisar o sentido político das atividades artísticas e culturais que acontecem
nas periferias4.
A percepção de que há, hoje, na sociedade brasileira, um esvaziamento
do agir político, no sentido de um agir que explicite uma ruptura com a or-
dem existente e projete alternativas de mundo possíveis (LAZZARATO, 2004,
p. 5-15), motivou-me a ir em busca de outras formas de expressão do conito.
Como escreveu a socióloga Maria Celia Paoli, que nos anos da democratização
pesquisava e escrevia sobre os chamados “novos movimentos sociais”, hoje “téc-
nicas de controle e violência operam num mundo esvaziado da política autênti-
ca e de espaços públicos que poderiam acolhê-la” (PAOLI, 2007, p. 225).
Mas não se trata somente de contrapor um presente empobrecido po-
liticamente a um passado supostamente rico em termos de lutas políticas
contra-hegemônicas. Minha insatisfação se estendia também às leituras so-
bre os “novos movimentos sociais” que argumentavam a partir de um único
parâmetro explicativo: o de um processo de conquista de uma “democracia
ampliada” e de uma “cidadania emergente”, através da “luta por direitos” (cf.
DAGNINO 1994 e 2004). Categorias analíticas que, a meu ver, acabaram
engessando e reicando o que tentavam explicar.
Desde logo, descartei as explicações simplistas e o entusiasmo quase ro-
mântico com os quais alguns autores descrevem tudo que acontece de “bom”
nas margens geográcas e simbólicas da cidade5, procurando, nas minhas lei-
turas, ir além das visões dicotômicas para indagar as ambivalências, o que
acontece “entre”: a transgressão e a cooptação, os produtos de mercado e os
independentes, as obras originais e as repetições, a arte prossional e o ama-
dorismo. Com a convicção de que é justamente nesse “entre” que acontece o
que interessa.
Comecei com a periferia de São Paulo, onde estava morando, mas logo
minha mudança para o Rio de Janeiro e as conversas com artistas da periferia
4 A pesquisa é f‌inanciada com recursos do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científ‌ico e Tecnológico
(CNPq).
5 “Cada vez mais, a periferia toma conta de tudo. Não é mais o centro que inclui a periferia. A periferia agora
inclui o centro. E o centro, excluído da festa, se transforma na periferia da periferia.” (VIANNA, 2006, p. 12)
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recifense motivaram-me a mudar de perspectiva, a ampliar o zoom e projetar
um estudo comparativo, de caráter exploratório, entre as manifestações cul-
turais periféricas de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife6. Em cada uma dessas
cidades tive interlocutores privilegiados que guiaram minhas observações e
reexões7, além de realizar observações durante alguns eventos, debates ou
festivais e muitas conversas informais.
Se o interesse é fazer o contraponto com a ideia de esvaziamento da po-
lítica, primeiramente é necessário aclarar e denir o que chamamos de políti-
ca. Procurei as referências em alguns autores contemporâneos como Chantal
Moue e Jacques Rancière, que fazem uma distinção entre a “política”, ou
seja, as práticas e as instituições que organizam a sociedade, e o “político”,
cuja característica distintiva é a dimensão do conito (MOUFFE, 2007;
RANCIÈRE, 1996).
Alguns estudos no campo da sociologia da juventude, como os de
Helena Abramo (ABRAMO, 2004) para o caso brasileiro, ou Rossana Reguillo
(REGUILLO, 2000) para o caso mexicano, algum tempo mostraram a
novidade representada pelos grupos juvenis que se agregam ao redor de algum
estilo ou produção cultural. Fugindo das formas tradicionais da política (os
partidos, os sindicatos, o movimento estudantil), esses jovens expressariam
através do corpo, da performance, da palavra, do traço, suas questões, deman-
das, denúncias.
Se o político se distingue pela dimensão do conito, uma pergunta nor-
teia minhas indagações: que conitos expressam essas manifestações culturais
periféricas8?
6 Cidade onde morei entre 2002 e 2006 convivendo e trabalhando com jovens artistas e agitadores políticos
periféricos.
7 Foram: Eleilson Leite, coordenador de cultura das ONGs Ação Educativa em São Paulo, Dani Francisco,
produtora cultural na Baixada Fluminense, Wava Novais, um dos diretores do f‌ilme 5xfavelas no Rio
de Janeiro, João Lin, desenhista, produtor da revista de quadrinhos Ragú e coordenador assistente da Oi
Kabum! Escola de Ar te e Teconologia Recife, uma escola de formação em arte para adolescentes das
camadas populares f‌inanciada pela Oi Futuro no Recife, e Evandro Sena, produtor musical, gestor do Iraq,
espaço cultural alternativo, e gerente de cultura na Prefeitura do Recife. Agradeço todos eles pela preciosa
colaboração, enquanto tomo para mim a responsabilidade pelas ideias aqui colocadas.
8 Não vou, nesse momento, discutir o conceito de periferia, que merece uma discussão bem maior. Limitar-me-ei
somente a fazer algumas anotações sobre seu uso nos contextos estudados.
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O campo da cultura se tornou, nos últimos decênios, um recurso im-
portante tanto para o crescimento econômico (YÚDICE, 2006), como no
âmbito das intervenções de requalicação urbana (ARANTES, 2000). A -
lósofa Otília Arantes fala, a esse propósito, de um “culturalismo de mercado”
(ARANTES, 2000, p. 16). É nesse contexto que podemos situar a visibilidade
adquirida pelas manifestações culturais periféricas e compreender os conitos
que as atravessam.
A seguir, descrevo os três cenários-objetos de minhas indagações, traçan-
do distinções e paralelismos entre eles. A multiplicidade e a polifonia das ma-
nifestações, as muitas questões que surgem a partir da observação permitiriam
muitos planos de análise. Privilegiei, nesse momento, tentar captar as relações
que essas manifestações culturais tecem com seu entorno, geográco, simbó-
lico e político.
Na parte nal do texto, esboço algumas considerações sobre o entrelaça-
mento entre as dimensões econômica, política e artística dessas manifestações,
que de nenhuma forma pretendem ser conclusivas, mas abrir pistas que pode-
rão ser seguidas em novos trabalhos de caráter mais analíticos.
2. Na periferia paulista: entre a af‌irmação política
do pertencimento territorial e o empreendedorismo
econômico
A expressão “culturas de periferia” nasce no contexto da cidade de São
Paulo9. Aqui, periferia é um termo cheio de conotações signicativas, tanto
no âmbito dos estudos acadêmicos como do cotidiano. O estudo das formas
de vida dos moradores da periferia, a contraposição periferia-centro, são temas
importantes da tradição sociológica paulista. Toda uma geração de sociólogos
se formou nessa perspectiva, com base, em particular, nos estudos coordena-
dos por Lucio Kowarick (KOWARICK, 1980 e 1988).
Para Eleilson Leite:
“é por meio da música, literatura, cinema, teatro, dança e de outras linguagens ar tísticas
que o povo pobre dos fundões da metrópole vem dando um novo signif‌icado à expressão
9 O documentário Panorama – Arte na Periferia, de Peu Pereira, mostra de forma bastante precisa a cena
artística periférica paulista (http://artenaperiferia.blogspot.com).
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periferia.Uma denominação que até os anos 80 designava genericamente o amontoado
de precárias residências que ocupam as franjas das grandes cidades. Hoje, a cultura de
periferia vem na contra-mão [sic] da história, desmontando os estigmas e os estereótipos
que pesam sobre os arrabaldes. Nos becos e vielas do subúrbio pulsa uma arte original,
criativa e vibrante. [...] A cultura na periferia surge como elemento aglutinador da comuni-
dade. [...] E a comunidade, diferente do movimento de tipo reivindicatório, se expressa em
função do que tem e não por aquilo de que carece. Sendo assim sua manifestação tem um
potencial mobilizador de grande intensidade. A cultura gera movimentação social, desper-
ta consciências, embrenha processos políticos, promove transformações. [...] Na periferia,
sem arte não há transformação. E para transformar há que se produzir uma cultura própria,
porque a “arte que liberta não pode vir da mão que escraviza”, como disse o poeta Sérgio
Vaz no brilhante manifesto da Semana de Arte Moderna da Periferia, evento emblemático
realizado em novembro de 2007 em São Paulo.” (E. Leite, Boletim Juventude em Cena, Ação
Educativa, 2008).
Além de publicar uma série de artigos na revista Le Monde Diplomatique
eletrônica, Eleilson produz, na ONG da qual é um dos diretores, a Agenda
Cultural da Periferia, que desde 2007 divulga os eventos culturais que aconte-
cem nas periferias da cidade.
Poetas e escritores como Ferréz, Alessandro Buzo, Sérgio Vaz e os mais
jovens Sacolinha e Allan de Rosa, tornaram-se artistas consagrados, que já
começam a fazer parte dos programas de estudo escolares e das estantes das bi-
bliotecas municipais. A partir de uma série de três números especiais da revista
Caros Amigos dedicados à literatura marginal e organizados por Ferréz, são
inúmeros os programas televisivos que hospedaram esses artistas, as matérias
publicadas sobre eles e, sobretudo, a circulação de notícias na internet. Ferréz
e Alessandro Buzo são também produtores de dois quadros no programa da
TV Cultura Manos e Minas que divulgam e discutem as atividades culturais
que acontecem nas periferias paulistas.
A Agenda Cultural da Periferia está organizada em cinco sessões: literatura,
Hip Hop, cinema e vídeo, samba, teatro. Há também uma sessão dedicada às
manifestações periféricas que acontecem no centro. A literatura ocupa, sem
dúvida, um lugar de destaque.10 Nesse âmbito, há uma inuência importante
da cultura Hip Hop. Se a hegemonia musical do Rap perdeu lugar para o
10 Existe já uma vasta literatura acadêmica sobre essas manifestações literárias. Cfr., em particular, o trabalho
de Erika Peçanha (2009).
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Funk, mesmos nas periferias de São Paulo, e o grate é hoje canonizado como
linguagem artística “ocial”, com espaços dedicados em museus e exposições,
a literatura e, sobretudo, a poesia produzida nas periferias paulistas é, em boa
parte, um novo produto dos rappers, como se eles tivessem tomado consciência
do valor artístico de sua produção literária, ao ponto de fazer dela um produto
autônomo em relação à música.
As vicissitudes políticas do movimento Hip Hop no Brasil, as tentativas
de organização em escala nacional, a inltração de partidos políticos, a coop-
tação por parte do poder público, a fortuna de alguns artistas e o anonimato
de muitos grupos, a “prossionalização” perseguida por alguns e a “autono-
mia” reivindicada por outros, mereceriam um estudo especíco. Aqui cabe
simplesmente lembrar que o Hip Hop que se declina na literatura é fruto
também de todo esse processo político. Que tem relação, também, com o que
Allan de Rosa nomeou, durante os debates ocorridos no seminário “Estéticas
das Periferias: arte e cultura nas bordas da metrópole”11, com a ideia de que
o corpo que cria, que produz arte, é também um corpo que precisa se vestir,
habitar, comer. Ou seja, com a questão da subsistência individual.
No lugar de esperar que produtores culturais do “centro” valorizassem e
colocassem no mercado suas produções, os artistas periféricos viraram pro-
dutores de si mesmos: produzem e vendem livros, organizam saraus e outros
eventos para difundir suas obras. Também criam empreendimentos que pro-
duzem riqueza, material e simbólica, para e na periferia: Ferréz criou uma
empresa e abriu duas lojas que vendem os produtos de sua grife (a 1DaSul);
Allan de Rosa (que fez mestrado em educação na USP) fundou a editora
“Edições Toró” e uma ONG para viabilizar a realização de cursos de formação
sobre a temática indígena e racial e de criação literária. Sérgio Vaz, Binho e
muitos outros animam espaços culturais na periferia e mantêm site ou blog na
internet para divulgar suas obras e suas opiniões12.
11 O seminário foi realizado em São Paulo, em maio de 2011, fruto da parceria entre a ONG Ação Educativa,
o Centro Cultural da Espanha, a Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Programa
Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (coordenado pela
Professora Heloísa Buarque de Hollanda) e o Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo
(USP) (coordenador pelo Prof. José Cantor Magnani), com apoio do Serviço Social do Comércio (SESC) e do
Ministério da Cultura (MINC).
12 Cfr., dentre muitos, o blog do Sérgio Vaz (www.colecionadordepedras1.blogspot.com) e o do Allan de Rosa (
www.edicoestoro.net).
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Essas iniciativas artísticas e culturais representam também, portanto, um
meio de sobrevivência, ainda mais signicativo se consideramos que se tratam
de grupos sociais subalternos que geralmente têm acesso a postos de traba-
lho caracterizados pela baixa qualicação, remuneração e graticação pessoal.
Assim, a dimensão econômica dessas iniciativas se entrelaça com a dimensão
política.
Essa última é expressa claramente nas palavras de Sérgio Vaz: “O único
espaço público que tem na favela é o bar. Você imaginou que a gente ia se aca-
bar tomando cachaça? E a gente transformou os bares em centros culturais”13.
Colocar um microfone à disposição de qualquer cidadão que queira fazer seu
uso, para ler algum trecho de uma obra própria ou de outros ou declamar um
poema, signica legitimar o desejo e o direito à expressão de qualquer cidadão,
morador ou não da periferia, independentemente da qualidade técnica e artís-
tica do que é apresentado. Voltarei mais adiante a discutir a questão do valor
artístico reivindicado por essas iniciativas.
O talento empreendedor (e o compromisso político) do Eleilson contri-
buiu bastante para a difusão dessa produção literária: entre outras atividades,
ele convenceu os donos da editora Global a dedicar uma coleção à produção
literária periférica. Recentemente, a editora lançou o primeiro livro de um
dos artistas mais signicativos da cena rap brasileira, o Gog, autor da letra que
virou referência importante entre os artistas periféricos: “periferia é periferia
em qualquer lugar” (GOG, 2010).
Por sua vez, as rodas de samba, como o Samba da Vela em Santo Ama-
ro, representam uma forma de voltar a valorizar o samba de raiz e escapar,
dessa forma, das amarras artísticas, políticas e mercadológicas das escolas de
samba. Nesse âmbito é signicativa a valorização da cultura negra e indígena
brasileira.
Na área de cinema e vídeo14, um impulso signicativo tem vindo da gran-
de difusão dos cursos de vídeo organizados no âmbito dos projetos sociais
de ONGs e setor público, que parecem ter substituído, nos últimos anos,
13 Sérgio Vaz, no trailer do documentário Curtas saraus (http://artenaperiferia.blogspot.com).
14 A antropóloga Rose Satiko Hijiki está realizando um trabalho analítico importante sobre essa produção. Cf.
Hijiki, 2010.
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as propostas de “capacitação” mais tradicionais, com o intuito de “levantar a
autoestima”, ocupar o tempo livre e potencializar a capacidade de expressão
dos jovens15.
A inuência dos cursos de teatro organizados pelos projetos sociais tam-
bém tem algum reexo nas produções da sessão teatro da Agenda Cultural.
Mas, nesse âmbito, opera também a herança signicativa dos grupos de teatro
da cidade, organizados em cooperativa, os primeiros a conquistar um fundo
público municipal voltado especicamente a sustentar sua produção.
O compromisso político de Eleilson, formado na escola da Pastoral da
Juventude e do Movimento dos Sem Terra, o leva a almejar e trabalhar ativa-
mente para a organização de um movimento cultural da periferia, que articule
as atividades e as propostas dos distintos segmentos. Ele mesmo admite, no
entanto, a diculdade dessa empreitada: os diferentes segmentos se asseme-
lham mais a tribos: os integrantes de uma dicilmente se misturam e dialo-
gam com os da outra, ou realizam projetos em conjunto; no momento em
que concorrem para os editais e nanciamentos, públicos e privados, todos,
inevitavelmente, competem pelo acesso a recursos. Mesmo assim, atualmente
há várias iniciativas voltadas a articular grupos e coletivos culturais periféri-
cos, como a Rede Livre Leste (na zona Leste da cidade) e a Agência Solano
Trindade na zona sul.
Outro fator que contribuiu para produzir a efervescência cultural da peri-
feria paulista é a existência do VAI, o Programa de Valorização das Iniciativas
Culturais, um fundo de apoio instituído por uma lei municipal (de autoria
do então vereador Nabil Bounduki). Tendo sido instituído durante o governo
petista de Marta Suplicy, o fundo não cessou de se ampliar durante os gover-
nos sucessivos (de Serra e Kassab). Mesmo assim, é importante salientar que
os projetos que o VAI nancia nas periferias são em número muito reduzido,
em comparação com os nanciados nas regiões ricas da cidade.
O reconhecimento que os artistas periféricos ganharam na mídia, a fre-
quentação por parte de pessoas de classe média dos espaços culturais periféri-
cos são tão signicativos que essas manifestações tornaram-se uma referência
15 Em outro lugar, analiso as limitações e a lógica gestionária que anima esse tipo de intervenção, especif‌icamente
no campo dos programas dirigidos aos jovens (cf. TOMMASI, 2005, 2007 e 2012).
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para as produções de outras cidades e em particular do Rio de Janeiro, onde
começou a se falar também de “periferiae a se organizar saraus ao estilo do
Sarau da Cooperifa, realizado por Sérgio Vaz no Capão Redondo, na periferia
sul da cidade de São Paulo.
“Ser” e “estar” na periferia é argumento sempre colocado para legitimar
a fala. Expressões como “nasci e cresci na comunidade tal”, proferidas no co-
meço de uma fala pública, colocam naturalmente um divisor de águas en-
tre os presentes. Como disse Allan de Rosa no seminário supracitado: “Cep
é vivência”. Dessa forma, esses artistas se contrapõem a toda uma herança
histórica de desapropriação da fala, a quem continua a falar “em nome de”
mesmo ocupando um outro lugar social e geográco. As falas que, no semi-
nário, colocavam a ideia de superação e de fronteiras borradas entre centro e
periferia, alguns participantes (especicamente entre o público) responderam
convidando os presentes a ir pegar um ônibus lotado, pela manhã cedo, para
constatar que ainda há, e bem evidente, segregação e desigualdades nas con-
dições de vida dos moradores da cidade. “A gente não reside, resiste”, disse o
GOG no seminário.
que o produto traz em si as marcas fortes da identidade territorial,
reivindicada e positivada por essa produção, a venda do produto implica va-
lorização do lugar: a periferia é hoje valorizada como lugar onde se produz
cultura, e não somente violência e marginalidade. Há, inclusive, um numero
signicativo de produtores culturais e jornalistas egressos das escolas da elite
(como a Getúlio Vargas) dispostos a investir na difusão dessas manifestações
(cf. os vários sites dedicados a essa produção, como o “DoLadoDeCá” da jor-
nalista Tati Ivanovici – www.doladodeca.com.br)
Nesse contexto, cabe a pergunta: o que ca, na periferia, da visibilidade
adquirida por essas “culturas de periferia”? Os moradores da periferia, de forma
geral, se apropriam do valor adquirido por essas manifestações? Se considerar-
mos a precariedade das condições de vida, trabalho e moradia nas periferias,
a falta de serviços básicos, como saúde, educação, saneamento, transporte, o
fato de que os jovens moradores dessas regiões da cidade sofrem quotidiana-
mente com a repressão e a violência policial, não parece que essa valorização
das manifestações artísticas e culturais reverbere sobre as outras dimensões
da cidadania. Aliás, o recente fechamento do bar onde acontecia o Sarau do
Binho, um dos saraus mais antigos e mais politizados da cidade, demonstra
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que mesmo as iniciativas culturais não estão isentas da repressão. Podemos
dizer, com Otilia Arantes, que as atividades culturais que visam estimular a
criatividade e aumentar a autoestima operam uma “sensação de cidadania”
(Arantes, 2000, p. 47).
Por outro lado, observando o público que frequenta os espaços dos sa-
raus, das rodas de samba e das outras manifestações culturais periféricas, po-
demos questionar que enquanto o público representado pelos moradores das
regiões ricas da cidade não tem parado de aumentar, o público morador das
periferias diminui ou, pelo menos, estagna. Mas infelizmente, entre os muitos
estudos que estão sendo desenvolvidos sobre essas manifestações, nenhum até
agora realizou uma análise detalhada do público frequentador e consumidor.
Em todo caso, a questão da formação do público é uma questão sempre pre-
sente nos debates.
3. Arte e cultura como dispositivos de gestão das
populações nas favelas cariocas
No Rio de Janeiro é ainda mais evidente a proliferação de cursos, cursi-
nhos e ocinas que se utilizam de alguma linguagem artística para promover
o chamado “protagonismo” juvenil, a “elevação da autoestima” e a “conquista
da cidadania”. Algumas ONGs, como Grupo Cultural AfroReggae e a CUFA
(Central Única das Favelas, criada pelo raper MV Bill), adquiriram uma gran-
de visibilidade, que inclusive transbordou as fronteiras nacionais, propondo
uma receita para “solucionar” o problema do grande contingente de jovens
e adolescentes envolvidos com o “tráco”, através do engajamento deles em
atividades artístico-culturais. Essa proposta, nos últimos anos, encontrou uma
alta receptividade: hoje a CUFA está presente em todos os estados brasileiros
e em 10 países no exterior. O sucesso dessa organização contrasta signicati-
vamente com a crise geral que atingiu o mundo das ONGs, sobretudo aquelas
mais antigas e formadas no contexto da redemocratização (especicamente,
as ONGs ligadas à Associação Brasileira de ONGs). Enquanto estas últimas
estão fechando as portas ou sobrevivendo à custa de um considerável redire-
cionamento de suas atividades, formas de organização e objetivos políticos, as
ONGs cariocas de “base comunitária” (ou seja, baseadas nas “comunidades”,
forma “positiva” de chamar as favelas) e que propõem soluções ao problema
da violência (como o Viva Rio, o Grupo Cultural AfroReggae, a CUFA, Nós
do Morro) proliferam.
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Sintomático, nesse sentido, é a organização do evento chamado “O An-
tídoto – Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conito”,
organizado pelo Instituto Itaú Cultural em parceria com a ONG AfroReggae,
que “aborda a força da arte e da cultura no combate à violência, seja em zonas
devastadas pela guerra, seja em conitos urbanos ou rurais” (cf. Folder da
edição do evento). Esse uso da cultura para solucionar problemas sociais não
é uma invenção brasileira. George Yúdice comenta justamente sobre o uso
utilitarista da arte e da cultura nos Estados Unidos: “melhorar a educação,
abrandar a rixa racial, ajudar a reverter a deterioração urbana através do tu-
rismo cultural, criar empregos, diminuir a criminalidade [...] os artistas estão
sendo levados a gerenciar o social” (YÚDICE, 2006, p. 29). No Rio, a quan-
tidade de cursos de vídeo promovidos pelos programas sociais criou um nicho
especíco de produção: o nicho dos “egressos”, que conquistaram espaços
dedicados à exibição de suas produções nos festivais de audiovisual, tentaram
se organizar num Fórum (o FEPA – Fórum de Experiências Populares em
Audiovisual) e disputar uma cadeira no Conselho Consultivo da Secretária
de Audiovisual do MINC. O sucesso do lme 5xfavelas idealizado pelo dire-
tor Cacá Diegues com a participação de jovens egressos dos cursos de cinco
ONGs cariocas é, nesse sentido, emblemático16.
Paralelo a isso, há um interesse crescente do mercado da arte pelo produto
“favela” ou “periferia”, termos que estão sendo usados, nesse âmbito, como
sinônimos. A produção do quadro “Central da Periferia” no programa Fan-
tástico da Rede Globo, em 2006, por Regina Casé e o antropólogo Hermano
Vianna; a organização da exposição “Estética da Periferia – inclusão cultural
e cidadania” em 2005 pelo produtor Gringo Cardia e a escritora e professo-
ra Heloisa Buarque de Holanda; a realização do Festival Visões Periféricas
– Audiovisual, Educação e Tecnologia (que em 2012 realizou a 6ª edição); a
recente organização da exposição “O Design da Favela” no Centro Carioca
de Design na Praça Tiradentes, são exemplos signicativos desse interesse. As
falas de Gringo Cardia no seminário de São Paulo não deixaram dúvida sobre
o valor mercadológico dessa operação: “Tira uma peça do camelódromo, tira
pela excelência, coloca aquilo isolado numa sala e você passa a ver o que, de
16 Depois do 5xfavelas os mesmos diretores f‌ilmaram 5xUPP, com o objetivo de mostrar a relação entre moradores
e policiais nos chamados “territórios pacif‌icados” onde foram instaladas as Unidades de Polícia Pacif‌icadora.
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outra forma, caria invisível.” Ele deu vários exemplos, como o do espetáculo
As cidades” de Chico Buarque, onde ele colocou a imagem dos “gatos” elétri-
cos das favelas para adornar (imagem que inclusive está na capa do disco), tor-
nando os “gatos”, dessa forma, para ele, “arte contemporânea”. Ou seja, tirar
um produto do seu meio, torná-lo um produto estético, pinçar um artista do
seu contexto e projetá-lo na cena nacional é o papel dos “curadores”.
Se essa operação começou já há alguns anos, é somente nos últimos tem-
pos, depois da instalação das Unidades de Polícia Pacicadora (UPP) nas fa-
velas cariocas (programa iniciado em 2008), que ela tomou vulto e signicado
político. Depois da suposta “pacicaçãodas favelas, a ênfase na capacida-
de criativa das populações faveladas (que sempre acompanhou, no Rio de
Janeiro, práticas e discursos discriminadores e a produção do estigma sobre
os favelados) ganhou novos alentos. “Favela é potência” repete com insistên-
cia o produtor cultural Marco Faustini, criador da “Agência de Redes para a
Juventude”, um programa social que estimula jovens das “comunidades paci-
cadas” a realizar empreendimentos socioculturais (VELAZCO, 2012). Mais
um exemplo da instrumentalização da cultura para resolver problemas sociais.
O teor e a quantidade das informações que circulam na mídia, e em
particular na mídia eletrônica, não deixam dúvida: no Rio foi inventado um
produto, a favela pacicada, lugar de criatividade, inovação, produção artís-
ticas das “pessoas do bem”, para se contrapor à imagem de perigo, violência
e marginalidade que durante muito tempo foi divulgada na mídia. Projetos,
programas, empreendimentos turísticos visam vender “o encanto das favelas”
(nome de um concurso de fotograa organizado pela ONG Viva Rio, no âm-
bito do programa “Viva Favela”).
Paralelo a isso, há iniciativas mais antigas, como o movimento ci-
neclubista, os grupos de rock independentes da baixada uminense e os
anarco-punk das ocupações. Há uma miríade de grupos e indivíduos que fa-
zem arte, música, poesia, teatro, vídeo, promovem iniciativas de forma in-
dependente, dentro e fora das favelas. Alguns mais, outros menos, tentam
dialogar com o poder público, procurando encontrar algum nanciamento.
Hoje tanto o Ministério da Cultura como as secretarias estaduais e municipais
de cultura ampliaram bastante a oferta de editais. Mas, como lembram meus
interlocutores, os editais, com suas regras, colocam um ltro: para concorrer
é preciso saber que existem e é preciso estar preparado, regularizado, dominar
as técnicas, os códigos e as regras de conduta.
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Se a difusão da mídia digital permitiu a democratização da difusão e pro-
dução artística, produzir, divulgar, requer tempo e talento. Como resumiu
Mano Brown num debate organizado pelo projeto “Apalpe – A palavra da
periferia” e o Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de
Janeiro: “hoje todo mundo tem que virar empreendedor de si mesmo”17. Ser
artista é ser empreendedor. Nesse sentido, iniciativas como a da produtora
“Terreiros de ideias” criada por Dani Francisco em Duque de Caxias, que visa
conquistar um nicho de marcado para os artistas, tradicionalmente marginais,
da Baixada Fluminense, são bastante signicativas.
Para quem abraça o discurso do “social” e defende a ideia de que através
da arte e da cultura é possível “sair da marginalidade” e promover a “inclusão
social”, as possibilidades e os circuitos dos nanciamentos se ampliam. Mas
alguns, como fez Marta Porto, então Secretária de Cidadania e Diversidade
Cultural do Ministério da Cultura, durante o seminário supracitado, questio-
nam o valor artístico do que é produzido com nalidades sociais. A arte, para
eles, tem que conservar um padrão de qualidade, ou melhor, é o valor artístico
que deve motivar os nanciamentos e não seu valor social. Mas o que seria
essa qualidade, esse valor artístico? Quem (e como) está autorizado a denir
o que é arte?
4. O cenário recifense: entre a busca pelo reconhecimento
e a crítica ao padrão estético dominante
Se as chamadas “culturas de periferia” estão sendo valorizadas, no Rio
de Janeiro, como parte da produção de um novo regime discursivo que visa
promover o “encontro” da favela com o asfalto, a suposta superação da “cidade
partida”, como insistem em dizer os gestores do programa UPP Social (que
iniciou no governo estadual e agora é sediado no Instituto Pereira Passos da
Prefeitura da cidade), o mesmo não acontece em Recife, onde as periferias não
parecem ser objeto de uma requalicação discursiva. O centro é, ainda, por
excelência, o lugar do suposto “encontro”, numa cidade onde a “participação”
e a promoção de eventos artísticos de graça na praça do “marco zerosão, há
muito tempo, marcas signicativas da gestão pública. Mesmo se, em Recife
como nas outras cidades, as possibilidades de circulação são muito limitadas
para os que vivem nas bordas (e especicamente para os jovens) da metrópole.
17 Debate gravado, no dia 07/10/2010.
Culturas de periferia: entre o mercado, os dispositivos de gestão e o agir político | Livia De Tommasi
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O cenário recifense serve, de certa forma, para fazer o contraponto com
os dois precedentes. A efervescência cultural, e em particular musical, de Re-
cife é sucientemente conhecida. E não somente em época de carnaval. O
Movimento Mangue Beat, que deu notoriedade a Chico Science e Nação
Zumbi, Fred O4 e Mundo Livre S.A., é só a ponta do iceberg de uma grande
quantidade de grupos musicais. Os ritmos ligados à cultura popular, maraca-
tu, frevo, coco, caboclinho, são muito presentes na vida da cidade e especi-
camente nos bairros populares. Brasília Teimosa, Alto Zé do Pinho, Peixinhos
em Olinda, são bairros periféricos onde existe uma cena musical e artística
local signicativa.
Se o surgimento do movimento mangue provocou uma forte reação pelo
seu “hibridismo” (a mistura de ritmos populares, rock e rap), por parte do
crítico Ariano Suassuna, hoje esse mesmo hibridismo é consagrado como uma
marca valorizada da música e da arte local.
Mas a visibilidade adquirida por alguns artistas e bandas musicais locais
não deve fazer-nos perder de vista o fato de que o sucesso de alguns (poucos)
não reverbera sobre os muitos outros que, ao invés, continuam na invisibili-
dade e mergulham na falta de apoios nanceiros. Falta de apoio e visibilidade
que atingem em particular grupos e manifestações da cultura popular. As po-
lêmicas recentes suscitadas pela nova gestão do programa “Pontos de Cultura”
do MINC, em escala nacional, trazem à tona o fato de que, mesmo sendo
recursos muito limitados e precários (orientados pela lógica do sevirismo ou
“a arte de se virar”, como mostrou Gustavo Gannam – Gannam, 2008), é a
primeira vez que a maioria das iniciativas de cultura popular consegue acessar
algum recurso público.
Se a interlocução com o poder público existe em qualquer contexto bra-
sileiro, no Recife essa é uma característica forte da política local, desde sem-
pre preocupada em fazer da “participação” uma marca da gestão. Durante
as últimas gestões petistas esse diálogo se intensicou, assim como cresceu o
número de artistas e produtores da cena independente que assumiram cargos
públicos. Na trajetória prossional de qualquer pessoa que se destaque do seu
meio é sempre presente a perspectiva de trabalhar no governo.
Há alguns anos, os artistas periféricos locais tentaram se articular, pro-
jetando encontros e iniciativas em conjunto que não chegaram muito a se
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concretizar, pela falta de recursos e capacidade de organização. Faltaram, pro-
vavelmente, empreendedores culturais periféricos como os que animam a cena
paulista.
Meus interlocutores, em Recife, falam de uma realidade em que as cli-
vagens de classe ainda são muito fortes: os coletivos que ocupam a cena da
produção musical são formados por jovens universitários de classe média e
divulgam, nos festivais independentes que organizam, produtos produzidos
por eles mesmos; são pouquíssimas as bandas de periferia que conseguem
ultrapassar o cerco, como os Devotos do Alto Zé do Pinho, e conquistar um
espaço no mercado; mercado que, por sua vez, funciona na lógica do “pinçar”
um dos muitos e exclui quem não atinge um determinado patamar de “quali-
dade” técnica e artística.
Apesar do reconhecimento nacional e internacional que a música popu-
lar teve graças ao sucesso do movimento Mangue Beat, os grupos que fazem
música popular ainda não têm apoio, as muitas bandas de jovens que fazem
música nas periferias não têm acesso à formação musical. Um ou outro con-
segue se destacar, mas a grande maioria ca frustrada em seu sonho de viver
de música ou de arte, experiência sem dúvida comum a muitos jovens em
qualquer cidade do planeta.
A questão da organização de um movimento cultural autônomo, tanto
em termos estéticos como políticos, não está em pauta. Para João Lin o que
impede a organização coletiva é a forma como está organizado o mercado
artístico: os produtores estão sempre à procura de algum talento a ser lança-
do no mercado. O que remete, para ele, à concepção difusa que considera a
arte como um produto da criatividade e do “gênio” individual. Se, ao invés,
concebemos a obra de arte como produto de um contexto social, histórico,
geográco e cultural, de uma coletividade, não faz sentido isolar um artista
individualmente. Seria preciso, portanto, não apenas reivindicar um espaço,
mas reformular as formas da produção e difusão.
O que está em jogo, em última instância, é a própria denição de um
produto como arte. Quais produtos, e de que forma, chegam a ser consagra-
dos como sendo arte? São os “curadores” que detêm o poder de legitimar algo
como criação artística. Diz a esse respeito João Lin:
Culturas de periferia: entre o mercado, os dispositivos de gestão e o agir político | Livia De Tommasi
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é aquele esquema das artes visuais, das artes plásticas, das artes contemporâneas: você
primeiro precisa ter um curador para dizer para você e para todo mundo que aquele trabalho
que você faz é de boa qualidade, é um trabalho expressivo que merece ser respeitado como
expressão artística de verdade. Mas a questão é: quem são os curadores? Os curadores são
os caras que vêm da classe média, naturalmente, por quê? São os caras que estudaram.18
E que impõem, portanto, o padrão estético dominante. Assim como o
padrão de divulgação, distribuição e fruição. Segue João Lin:
hoje o graf‌ite precisa ser respeitado como arte e para isso no discurso deles tinha que estar
na galeria, tinha que ser vendido caro. [...] tem um discurso que valoriza contanto que seja
aquele cara que eu tire daquele contexto lá e diga ‘olhe que coisa, esse é um representante
daquilo e por ser representante ele é o melhor’. O cara que é o melhor é o cara que se desta-
ca porque faz um trabalho que consegue agradar, ou estar dentro de um padrão que já está
estabelecido, então tudo que for fora daquilo não vai ser tirado como destaque.
Nesse sentido, é interessante indagar se os artistas periféricos paulistas
estariam questionando a forma como o mercado da arte está organizado, os
padrões de qualidade estéticos e a própria denição de arte.
5. Arte, política e acionamento identitário
O “fazer por nós mesmos” em vez de esperar que o poder público supre
a falta de equipamentos e de serviços culturais que caracterizam os bairros de
periferia; a ideia de resgate, a valorização da identidade territorial periférica;
a armação da autonomia, que se expressa também, às vezes, na recusa a se
submeter à normatização implícita nos editais, a denúncia das condições pre-
cárias dos serviços públicos da região, o tema do desemprego sempre presente,
do trabalho precário, da exploração, são conteúdos importantes da produção
cultural periférica paulista. Expressões como “o mundo é diferente da ponte
para cá” (a ponte é a que cruza a marginal, na zona sul da cidade), ou “periferia
é periferia em qualquer lugar”, extraídas das letras dos Racionais Mc’s, são pa-
radigmáticas dessa postura política. Armar com orgulho de “ser da periferia”
é uma experiência inédita. Nesse sentido, ser ou não da periferia é um dado
fundamental que legitima a fala.
Questão central para os chamados “novos movimentos sociais”, a questão
identitária (no caso, territorial) deve ser interrogada e não naturalizada, ou
18 Entrevista concedida no dia 14/01/2011.
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colocada simplesmente como uma conquista que supera a (supostamente
velha) questão de classe. O geógrafo Rogério Hasbeart da Costa coloca, a
esse respeito, uma questão que considero ponto de partida para a análise:
“a pergunta não deve ser sobre a “verdade” da identidade, já que ela é sem-
pre uma construção social, uma ‘ilusão’, mas sobre a ecácia: para que serve
esse acionamento identitário, o que faz ao acionar/produzir uma identidade”
(FROTSCHER; LAVERDI; VANDERLINDE, 2009, p. 170).
O acionamento identitário dos artistas periféricos paulistas opera uma
armação política, enquanto reivindicação do pertencimento territorial a
uma periferia simbolicamente unicada como alteridade, contraposta ao cen-
tro dominante; apela para o reconhecimento político de uma alteridade po-
sitivada. Representa, como eles dizem, um “ato de resistência”. Quando esse
acionamento identitário vira produto de mercado e é capturado pelo discurso
ocial, como no contexto da celebração do talento artístico dos moradores
das favelas (que seriam “naturalmente criativos”) operada pelo discurso que
projeta a imagem de uma cidade supostamente “integrada”, vem à tona seus
limites políticos.
Limites que, me parecem, dizem respeito à chamada “política de identi-
dade” (FRASER, 2007). A antropóloga indiana Ananya Roy, citando Teresa
Caldeira, capta bem os paradoxos dessas formas de agenciamento social: os
jovens de periferia produzem, através de táticas culturais como o hip hop, uma
crítica social poderosa; ao mesmo tempo, estabelecem uma distância não ne-
gociável entre pobres e ricos, centro e periferia, brancos e pretos, articulando
uma posição de enclave (ROY, 2011, p. 232).
Nesse sentido, chamou minha atenção a fala de um jovem cineasta, Die-
go Bion, formado nos cursos das ONGs, que durante um debate armou com
veemência: “eu não faço lme para ser mostrado em festivais de periferia. Eu
faço lme, não de periferia”19. Evidentemente, a armação identitária pode vi-
rar uma etiqueta que limita as possibilidades de experimentação, tanto em ter-
mos estéticos como de conteúdo. Cinema de periferia deve ser, forçadamen-
te, socialmente engajado e neorrealista? Deve somente valorizar a periferia
19 Debate na Mostra “Angu à Francesa” organizado pelo coletivo Mate com Angú em Duque de Caxias, em
dezembro 2010. Uma fala parecida é citada na dissertação de Maria José Motta Gouvêa numa entrevista com
HB, um dos integrantes do coletivo (GOUVÊA, 2007, p. 70).
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e seus “valores”, enquanto os cineastas de classe média podem fazer cinema
experimental?
Por outro lado, além de valorizar sua autonomia e positivar seu perten-
cimento territorial, hoje os artistas periféricos de São Paulo estão também
disputando um lugar no mercado. Aliás, é através do acionamento identitário
que opera essa disputa. A inclusão (no e pelo mercado da arte) ocorre através
da expressão da alteridade, territorial e política. Ou seja, os artistas periféricos
fazem da sua localização periférica o valor agregado vendável no mercado, que,
por sua vez, estava politicamente disponível a valorizar a produção periférica,
tanto do ponto de vista da busca, sempre presente no mercado da arte, pela
inovação, como do ponto de vista da descoberta-armação, toda política, de
um lado “bom” da periferia. A artista Monica Nador, coordenadora do Jardim
Miriam Arte Clube – JAMAC, no extremo sul de São Paulo, durante o Semi-
nário “Estética da periferia” fez uma armação interessante: atividades desse
tipo sempre aconteceram nas periferias, mas só agora conquistaram visibilida-
de na cidade, ultrapassando as fronteiras geográcas e simbólicas. Se assim for,
cabe indagar: quais foram os fatores que provocaram essa visibilidade? Foi a
capacidade de seus protagonistas, ou também uma conjuntura política favorá-
vel? Foi conquista ou concessão? questionou Renildo Oliveira, do Movimento
Cultural d@s Guaianás, Cine Campinho e Arte Maloqueira da Zona Leste. No
Rio, me parece, essa visibilidade serve a determinados interesses políticos, é
parte da venda da “cidade maravilhosa”, agora nalmente “pacicada” para
acolher os grandes eventos esportivos mundiais (e os interesses econômicos
que movimentam).
De qualquer forma, se a “cultura de periferiavirou um produto, uma
marca que hoje está sendo exportada para outros estados do país e alguns pro-
dutores estão vendendo nos museus dos centros de poder, os artistas estão se
beneciando e, de certa forma, ajudando a produzir essa venda. A impressão,
ouvindo falar os artistas periféricos mais consagrados, durante o seminário de
São Paulo, foi de que a transformação social virou também projeção e arma-
ção pessoal20.
A inserção no mercado, a relação com os governos e as fontes de nan-
ciamento são questões sempre abertas e presentes nos debates entre os artistas
20 Agradeço Tiaraju d’Andrea por ter sugerido essa ideia, assim como pelas muitas e profícuas conversas sobre
nossos temas de pesquisa.
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periféricos. Como vender sem fazer desaparecer o conito, a carga de ruptura,
a crítica à ordem vigente? Como negociar com políticos e empresários sem
virar palanque eleitoral dos poderosos?
Os artistas periféricos estão inventando para si outro lugar social, outro
“itinerário de reconhecimento” (ROY, 2011), apelando para a superação do
lugar subalterno através do reconhecimento do valor de sua arte. Mas como se
dá esse reconhecimento? Quem está autorizado a operá-lo?
Em campo artístico, é a suposta qualidade, técnica e artística que con-
sagra algum produto como sendo arte. Nesse sentido, os artistas periféricos
paulistas se contrapõem a esse padrão dominante quando apelam para um
reconhecimento territorial e político (o “ser da periferia”) e não estético. Todo
mundo tem direito a se expressar, a pegar o microfone na frente de um públi-
co e declamar sua poesia, não importa se “bela” ou “feia”; para todo mundo se
exige silêncio (o “silêncio é uma prece” está escrito nos muros da Cooperifa, o
sarau animado por Sérgio Vaz). Dessa forma, os moradores das periferias ar-
mam seu direito a fazer arte, sair da invisibilidade e da criminalização e se ar-
mar enquanto produtores de arte. A postura política se expressa no conteúdo
veiculado nas letras, na vontade de se expressar e falar da própria condição de
vida. Para alguns, sobretudo os mais jovens, é também a expressão da vontade
de fugir ao destino: nem bandido nem mão de obra barata, e sim artistas.
Deixo para outros a tarefa de fazer uma análise mais cuidadosa dos valores
estéticos dessa produção artística e indagar se e como questiona os padrões
estéticos dominantes. Como bem mostrou Pierre Bourdieu, a hegemonia não
se expressa somente no plano econômico, e sim também no plano estético,
artístico, cultural.
Mas, de que forma a própria ideia de “qualidade” é questionada? Para al-
guns, não se trata simplesmente de reivindicar e ocupar um espaço no merca-
do, aceitando as regras do jogo, e sim de mudar as regras. Para MC Leonardo,
funkeiro carioca, nos bailes funks organizados na rua o que importa é o “estar
junto” das pessoas, sem se colocar num “palco”, físico e simbólico. Parecido ao
que João Lin coloca como característica do teatro de rua, em Recife:
acho que isso é inf‌luência de um modo de organizar o conhecimento: é preciso que existam
os escolhidos, é preciso que existam as elites, porque isso mantém as relações de poder
como elas são hoje, onde alguns têm merecimento e outros não, alguns podem ocupar esse
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espaço, merecem ocupar esse espaço e outros não. Não é só a grana, são outros valores
também, é o saber mesmo. Eu acho que isso está de fato impregnado em todos os movi-
mentos artísticos, mesmo os mais populares [...]. No teatro popular eu vejo assim, sempre
se fez um discurso contrário a esse discurso da elite, independente de ser econômica – essa
é a elite também da técnica, do saber. Para a gente que fazia teatro popular era muito isso,
[...] o improviso, a capacidade de você estar junto coletivamente produzindo, isso é um
valor do ator de teatro popular; então isso está na formação do ator. Na formação do ator
de teatro popular é importante que ele tenha essa capacidade de interagir na ação teatral,
de maneira que não necessariamente você tenha que ser um virtuoso tecnicamente. Mas se
você tem isso, isso já é um valor dentro do teatro popular e não é só um discurso, porque
às vezes pode parecer só um discurso. [...] na verdade não é, é por uma questão política
mesmo, de entender que não são esses os valores que o teatro popular considera mais im-
portantes na formação do ator, o do virtuoso, o da técnica. A gente entende técnica como
outra coisa também. É técnica também a capacidade que você tem de se concentrar na rua
enquanto está todo mundo falando, enquanto tem dez carros passando – e isso é técnica
para o teatro de rua, essa capacidade de você se concentrar e ao mesmo tempo, se for o
caso, você interagir com isso que está acontecendo fora, que é muito comum, chega um
cara bêbado, entra no espetáculo, você não vai dar um tapa no bêbado, pelo contrário você
vai incluí-lo lá. Ou um carro passou, teve um buzinaço, aí você entra naquele clima: já que
você não pode falar o seu texto, você vai incluir aquilo. Então isso é qualidade técnica para
o ator de teatro, não é só a capacidade de domínio do corpo, da voz e da interpretação.
E continua:
porque é inclusive aí que existe a possibilidade de se mudar esse conceito do que é bom e
do que é belo, é a partir disso, desse estranhamento. Aí você começa a escutar algo que soa
muito ruim, mas pode ser exatamente isso que soa muito ruim que tem um valor estético,
que você não consegue perceber porque, obviamente, o que desaf‌inou você não aceita.
Acho que tem uma coisa parecida, para mim, no desenho. É muito forte isso, o desenho
que é mal feito a gente tem uma repulsa por ele no primeiro momento, mas a partir do
momento que você começa a lidar com ele, a interagir com ele, você começa a ver outros
valores no desenho.
Cabe aqui recuperar um dos autores citados no início desse artigo. Para
Jacques Rancière a arte é performática, é uma estética/política dos corpos que
propõem uma outra repartição do visível, do pensável e do possível, uma ou-
tra “recomposição da paisagem do visível, da relação entre o fazer, o ser, o ver
e o dizer” (RANCIÈRE, 2005, p. 69). Nesse sentido, os grupos que produzem
arte e cultura nas periferias, seriam “coletivos de enunciação que repõem em
questão a distribuição dos papéis, dos territórios e das linguagens – em resu-
mo, desses sujeitos políticos que recolocam em causa a partilha já dada do
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sensível.” (idem, p. 60). Os argumentos do autor podem ser considerados um
“antídoto” contra a instrumentalização da cultura. A arte é política em si, não
porque se coloca nalidades sociais ou políticas.
Da mesma forma, ele questiona com força o acionamento identitário
como forma da política: “a subjetivação política se elabora não no âmbito de
uma partilha de valores identitários, mas através do conito, nas ações e nas
palavras que miram um bem público, na confrontação com outros sujeitos
agentes e falantes” (MAGNI, 2007, p. 13).
As teóricas feministas vêm questionando, nos últimos anos, esse aciona-
mento identitário; suas críticas são particularmente signicativas justamente
porque foram as feministas que colocaram em pauta a questão da identidade
no seio dos movimentos sociais. Nancy Fraser, lósofa e teórica feminista,
assim formula sua crítica aguda às “políticas de identidade”:
O modelo da identidade é profundamente problemático. Entendendo o não reconhecimen-
to como um dano à identidade, ele enfatiza a estr utura psíquica em detrimento das ins-
tituições sociais e da interação social. Assim, ele arrisca substituir a mudança social por
formas intrusas de engenharia da consciência. O modelo agrava esses riscos, ao posicio-
nar a identidade de grupo como o objeto do reconhecimento. Enfatizando a elaboração e
a manifest ação de uma identidade coletiv a autêntica, auto-af‌ir mativa e autopoiética, ele
submete os membros individuais a uma pressão moral a f‌im de se conformarem à cultur a
do grupo. Muitas vezes, o resultado é a imposição de uma ide ntidade de grupo singular
e drast icamente simplif‌icada que nega a complexidade das vidas dos indivíduos, a mul-
tiplicidade de suas identif‌icações e as interseções de suas várias f‌iliações. Além disso,
o modelo reif‌ica a cultura. Ignorando as interações transculturais, ele trata as culturas
como profundamente def‌inidas, separadas e não inte rativas, como se fosse óbvio onde
uma termina e a outra começa. Como resultado, ele tende a promover o separatismo e a
enclausurar os grupos ao invés de fomentar interações entre eles. Ademais, ao negar a he-
terogeneidade interna, o modelo de identidade obscurece as disputas, dentro dos grupos
sociais, por autoridade para rep resentá-los, assim como por poder. Consequentemente,
isso encobre o poder das facções dominantes e reforça a dominação interna. Então, em
geral, o model o da identidade aproxima-se muito facilmente de formas repressivas de
comunitari smo. (FRASER, 2007, p. 106-107).
Sem dúvida, a problemática da política de identidade, o uso da arte e da
cultura como instrumentos de gestão das populações periféricas, a resistência
operada via criação de empreendimentos culturais são pistas para ulteriores
trabalhos analíticos.
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Do meu lado, sonho com um “somos todos Luther Blisset”, personagem-
-fantoche que apareceu anos atrás na Itália e começou a assinar panetos,
intervenções políticas e artísticas e até livros, obras de autores diferentes que
nunca se conheceram, manifestação espontânea (cf. CANEVACCI, 2005,
p. 100-107) que colocava em xeque a questão autoral, lembrando o signica-
do simbólico do passamontanha21 do Comandande Zapatista Marcos. Posicio-
namentos políticos que superam a questão identitária e armam, mais uma
vez mas em outras formas, o valor da força de rebelião do coletivo.
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Recebido em: 15/10/2011
Aprovado em 17/12/2012
Cultures in urban peripheries: market, management dispositives
and political action
Abstract
The text presents the initial results of an exploratory research that aims to investigate cultural
manifestations that occur in the periphery of three metropolitan regions Recife, Rio de Janeiro
and São Paulo. The perception of the political action as empty-not making explicit a rupture in
the existing order nor projecting new possible alternatives for the world- has motivated the search
for different ways to express the conf‌lict. Cultural practices and activities in urban peripheries
are investigated, considering the political meaning that the involved subjects invest on them,
looking for overcoming dicotomical visions, to investigate the ambiguous practices involving the
art market and the social projects, the aff‌irmation of territorial identity and its political limits, self
management and entrepreneurship, the emprisoning discourse that wants to sustain the idea of
the urban periphery’s “pacif‌ication” and the aff‌irmation of alterity, the personal projection and
the transformation’s possibilities.
Keywords: Periphery. Politics. Cultural movements. Periphery’s art. Cultural production.

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