O conceito de responsabilidade social na empresa segundo o direito, a filosofia e a administração: reflexões jus-filosóficas
Autor | Emilim Shimamura - Elve Miguel Cenci |
Cargo | Discente do curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Doutor em Filosofia Política - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
Páginas | 65-74 |
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SHIMAMURA, E.; CENCI, E.M. / UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v. 11, n. 1, p. 65-74, Mar. 2010
Emilim Shimamuraa*; Elve Miguel Cencib
Resumo
legislativo.
Palavras-chaves
Abstract
The current essay aims to investigate the concept of corporate social responsibility and to point the existence of different concepts on the theme,
incentives towards the socio-environmental and responsible companies. This way, an analysis of the concepts brought by the Law, Philosophy
criteria of universality and validity necessary to generate limit and range of meaning, and at the same time not permitting the distortion of
purpose in the legislative area.
Key-words: Corporate Social responsibility. Discursive theory. State intervention in the economical domain.
1 Introdução
Empresa.
De modo geral, parte-se da premissa de que a empresa
Assim, optou-se pelo estudo desta responsabilidade,
e administrativo, no sentido de demonstrar que a falta de
e sociais negativas.
Marques Neto (2002), o papel do Estado, ou do direito como
do direito, ou por ora integrados.
que o legitima a intervir na economia. Esta se faria, no
caso da responsabilidade empresarial, por meio de leis que
Jus
The Concept of Corporate Social Responsibility Through the Perspective of Law,
ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE
a Disce nte do curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina
emilimshimamura@gmail.com
b
elve@uel.br
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