Cinema educativo do fascismo e do Estado Novo em comparação
Autor | Cristina Souza da Rosa |
Cargo | Pós-doutoranda no Centre d`Investigación Film-Historia da Universitat da Barcelona |
Páginas | 55-75 |
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p55
CINEMA EDUCATIVO DO FASCISMO E DO ESTADO
NOVO EM COMPARAÇÃO1
CINEMA EDUCATIONAL OF FASCISM AND
THE NEW STATE IN COMPARISON
Cristina Souza da Rosa*
Resumo: Durante os anos de 1920 foram protagonizadas intensas discussões
sobre o uso do cinema e as conclusões a que chegaram intelectuais, professores,
médicos, católicos e advogados era que o cinema deveria ser utilizado para
entre os institutos de cinema educativos do Fascismo e do Estado Novo com
Palavras-chave:
Abstract: During the 1920s the main characters were intense discussions on
the use of cinema and the conclusion arrived by intellectuals, teachers, doctors,
Keywords:
* Pós-doutoranda no Centre d`Investigación Film-Historia
56
Revista Esboços, Florianópolis, v. 19, n. 27, p. 55-75, ago. 2012.
INTRODUÇÃO
Em maio de 1936, o presidente Getúlio Vargas autorizou a organização
nacional em todas as suas modalidades e incentivar a
2
Para o comando do instituto, Capanema convocou Edgar Roquette-Pinto,
que aceitou o convite com “a certeza de estar colaborando com uma obra de
3 Com efeito, até aquele
A tarefa de recolhimento de dados coube a duas pessoas, Edgar
Roquette-Pinto e, ao estudante de Direito Roberto Assumpção de Araújo, que
4
atleta deveria aproveitar seus dias de folga no continente europeu para visitar
e coletar informações sobre os institutos de cinema da Alemanha, da França
e ao ministro da Educação um relatório, cujo conteúdo informava sobre os
Araújo conseguiu que , por intermédio de
seus diretores, apoiasse a iniciativa brasileira, oferecendo-se a colaborar com
Musée Pédagogique, da França, dirigido por Jean
de cinema organizados e mantidos pelo governo de Mussolini: L’ Unione di
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO