Governança corporativa em empresas brasileiras como determinante da evidenciação de benefícios a empregados

AutorAcimelly Raíza de Araújo Carneiro - Patrícia Vasconcelos Rocha Mapurunga - Vera Maria Rodrigues Ponte - Cinthya Rachel Firmino de Morais
CargoGraduanda em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará - Mestre em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará - Doutora em Ciências Contábeis na Universidade de São Paulo - Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará
Páginas157-178
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2013v10n19p157
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ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.10, n.19, p.157-178, jan./abr., 2013
Governança corporativa em empresas brasileiras como determinante da
evidenciação de benefícios a empregados
Corporate governance in brazilian companies as a determinant of disclosure for employees
benefits
Acimelly Raíza de Araújo Carneiro
Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará
Endereço: Rua 3, nº 63, Bairro Conjunto Pequeno Mondubim – Prefeito José Walter
CEP: 60.762-665 – Fortaleza/CE - Brasil.
E-mail: araizacarneiro@gmail.com
Telefone: (85) 8661-5706
Patrícia Vasconcelos Rocha Mapurunga
Mestre em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará
Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará
Endereço: Avenida Paisagística, nº 100, apto. 603 – Bairro Edson Queiroz
CEP: 60.812-535 - Fortaleza/CE - Brasil.
E-mail: patricia@tce.ce.gov.br
Telefone: (85) 3488-5933
Vera Maria Rodrigues Ponte
Doutora em Ciências Contábeis na Universidade de São Paulo
Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará
Endereço: Rua Dr. Thomaz Pompeu, nº 111, apto. 1200 – Bairro Meireles.
CEP: 60.160-080. Fortaleza/CE - Brasil.
E-mail: vponte@fortalnet.com.br
Telefone: (85) 32486669
Cinthya Rachel Firmino de Morais
Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará
Endereço: Rua 4 de Janeiro, nº 243 – Bairro Cristo Redentor.
CEP: 60337-470. Fortaleza/CE - Brasil.
E-mail: cinthyarachelf@gmail.com
Telefone: (85) 8880-9636
Artigo recebido em 08/01/2013. Revisado por pares em 19/01/2013. Reformulado em
20/02/2013. Recomendado para publicação em 21/03/2012 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 30/04/2013.
Acimelly R. de A.Carneiro, Patrícia V. R. Mapurunga, Vera Maria R. Po nte e Cinthya R. Firmino de Morais
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.10, n.19, p.157-178, jan./abr., 2013
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Resumo
A pesquisa objetivou levantar os graus de cumprimento das orientações de divulgação
definidas no CPC 33 pelas companhias listadas na BM&FBovespa, assim como investigar se
houve maior observância dessas orientações pelas empresas participantes dos Níveis
Diferenciados de Governança Corporativa. Metodologicamente, utilizaram-se procedimentos
bibliográficos e documentais, além de testes de hipóteses não paramétricos e análise de
correspondência, reunindo uma amostra de 366 companhias. Observou-se baixa observância
das exigências de divulgação. Ademais, verificou-se maior observância às exigências pelas
empresas dos níveis diferenciados, bem como uma associação entre as empresas com maior
aderência ao CPC 33 e aquelas do Novo Mercado.
Palavras-chave: Governança Corporativa. Evidenciação. Benefícios a Empregados.
Abstract
The research aimed to raise the degree of compliance with the disclosure guidelines defined in
the CPC 33 companies listed on the BM & FBovespa, and investigate whether there was
greater compliance with these guidelines by companies participating in the Differentiated
Levels of Corporate Governance. Methodologically, were used bibliographic and
documentary procedures and nonparametric hypothesis tests and correspondence analysis,
gathering a sample of 366 companies. There was low compliance with the disclosure
requirements. Furthermore, there was greater compliance with the requirements for
companies of different levels, and an association between firms with greater adherence to
CPC 33 and those of the New Market.
Keywords: Corporate Governance. Disclosure. Employee Benefits.
1 Introdução
Como enfatizam Yamamoto e Salotti (2006), a divulgação nas empresas está
relacionada com a utilização de canais formais ou informais para fornecer informações
contábeis, de natureza quantitativa e qualitativa, aos usuários.
Nesse contexto, o disclosure, ou evidenciação, torna-se necessário diante da
possibilidade de auxiliar os usuários no processo decisório. Dantas, Zendersky e Niyama
(2005) entendem que, para evidenciar, não basta divulgar, devendo-se, mais do que isso,
divulgar com qualidade, oportunidade e clareza.
Cruz e Lima (2010) opinam que o disclosure pode influenciar o comportamento tanto
dos usuários quanto dos emissores das informações. Para os primeiros, as informações atuam
na percepção quanto ao risco que a companhia oferece, influenciando o processo de alocação
de recursos e o estabelecimento dos preços dos títulos; para os fornecedores das informações,
influenciam as decisões quanto ao nível de evidenciação, levando em conta a sua relação
custo/benefício.

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