A legislação brasileira rumo à garantia constitucional do direito à inclusão escolar das pessoas com deficiência

AutorMarilu Aparecida Dicher Vieira da Cunha Reimão Curraladas
CargoMestranda (UNIFIEO). Especialista em Processo Civil (UNP/RN). Advogada
Páginas30-46
A legislação brasileira rumo à
garantia constitucional
do direito à inclusão escolar
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Recebido em 07|09|2011| Aprovado em 20|10|2011
Sumário
Introdução. 1 Breve história do direito à
educação nas constituições brasileiras.
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nalização da inclusão escolar da pessoa
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te ao novo paradigma constitucional.
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Mestranda (UNIFIEO). Especialista em Pro-
cesso Civil (UNP/RN). Advogada.
Orientadora | Profª. Drª. Márcia
Cristina de Souza Alvim
Marilu Ap. Dicher Vieira da
Cunha Reimão Curraladas
Resumo
O presente artigo tem por escopo abordar a jor-
nada legislativa brasileira rumo à constitucionali-
zação do direito à inclusão escolar da pessoa com
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o primeiro tratado internacional incorporado ao
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ção Federal de 1988.
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Abstract
The scope of this paper is to address the Brazilian
legislative journey toward constitutionalization of
the right to educational inclusion of people with di-
sabilities, operated by the International Convention
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international treaty incorporated into the Brazilian
legal procedure under paragraph 3º of Article 5º of
the Constitution of 1988.
Key words
Constitutional guarantee. Person with disability.
School inclusion.
Introdução
O presente artigo tem por escopo tratar do direi-
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versal igualitário.
O tema relaciona-se de forma visceral com o prin-
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fundamentos constitucionais mais citados e de
plena concretização almejada no mundo fático.
Partimos de um breve relato sobre a evolução le-
gislativa constitucional brasileira quanto ao direi-
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legislativas que marcaram a trajetória percorrida
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quanto à garantia ao direito da inclusão escolar.
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rada da educação especial ao atendimento edu-
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termos integração e inclusão.
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efetiva transformação e reestruturação das esco-
las e dos operadores da educação no Brasil.
1 Breve história do direito à educação
nas constituições brasileiras
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da evolução das leis nacionais.
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marcada, sem dúvida, por um grande libera-
lismo que se retratava, sobretudo, no rol dos
direitos individuais que era praticamente o
que havia de mais moderno na época 1,
limitou-se a tratar da educação em dois incisos do
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primária a todos os cidadãos brasileiros e deter-
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dentro do elenco dos direitos civis e políticos2.
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gratuidade e obrigatoriedade3.
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considerado
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sociedade daquele momento, mas que estava
fadada a ter uma curta duração, abolida que
foi pelo golpe de 1937 4,
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educação e cultura.
Ao lado da clássica declaração de direitos e
garantias individuais, inscreveu um título so-
bre a ordem econômica e social e outro sobre
1 BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional.
São Paulo: Celso Bastos Editora, 2002, p. 159.
2 CI/1824, art. 179 - A inviolabilidade dos Direitos Civis,
e Políticos dos Cidadãos Brazileiros, que tem por base
a liberdade, a segurança individual, e a propriedade, é
garantida pela Constituição do Império, pela maneira
seguinte: XXXII. A Instrucção primaria, e gratuita a todos
os Cidadãos. XXXIII. Collegios, e Universidades, aonde
serão ensinados os elementos das Sciencias, Bellas Letras,
e Artes.
3 CR/1891, art. 72 - A Constituição assegura a brasileiros
e a estrangeiros residentes no País a inviolabilidade dos
direitos concernentes à liberdade, à segurança individual
e à propriedade, nos termos seguintes: § 6º - Será leigo o
ensino ministrado nos estabelecimentos públicos.
4 BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional.
São Paulo: Celso Bastos Editora, 2002, p. 184.

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