O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século

AutorKátia Regina de Souza Lima
CargoUniversidade Federal Fluminense (UFF)
Páginas86-94
86
R. Katál., Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 86-94, jan./jun. 2011
O Banco Mundial e a educação superior brasileira na
primeira década do novo século
Kátia Regina de Souza Lima
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Recebido em 07.06.2010. Aprovado em 20.01.2011.
ENSAIO
O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século
Resumo: O artigo analisa as políticas promovidas pelo Banco Mundial para a educação superior dos países periféricos nos anos 1990
e na primeira década do novo século. Considera que as diretrizes centrais destas políticas (diversificação das instituições de ensino
superior, dos cursos e das fontes de financiamento) foram implementadas no Brasil pelo governo Luís Inácio Lula da Silva através do
empresariamento da educação superior, das parcerias público-privadas na educação superior e dos contratos de gestão. Este processo
resultou na desconstrução da educação pública brasileira como um direito social e na estruturação de um tipo de universidade adequada
a atual etapa de acumulação do capital, particularmente em um país capitalista dependente como o Brasil.
Palavras-chave: Organismos internacionais. Educação superior. Universidades brasileiras.
The World Bank and Brazilian Higher Education in the First Decade of the New Century
Abstract: This article analyzes higher education policies promoted by the World Bank in peripheral countries in the 1990s and the first
decade of the new century. It found that the central guidelines of these policies (diversification of institutions of higher education,
schools and financing sources) were implemented in Brazil by the government of President Luís Inácio Lula da Silva. Higher education
has been treated as a business and placed in the hands of public-private partnerships in higher education through management contracts.
This process has led to the deconstruction of Brazilian public education as a social right and to the formation of a type of university
suitable to the current phase of capital accumulation, particularly in a dependent capitalist country such as Brazil.
Key words: International agencies. Higher education. Brazilian universities.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT