Apresentação: para Profissionais

AutorLuiz Henrique Sormani Barbugiani
Ocupação do AutorMestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)
Páginas7-9

Page 7

Ser procurador do Estado é, sobretudo, ser advogado. Embora pareça uma afirmação acaciana, nem sempre um procurador é visto e tido como advogado. Confundido como procurador de justiça, ou como só representante de ente público, as vezes até mesmo o próprio procurador se confunde e perde a dimensão e grandeza das assim chamadas profissões liberais.

Não é o caso de LUIZ HENRIQUE SORMANI BARBUGIANI. Este advogado, mestre em Direito e procurador do Estado do Paraná, deixa muito claro que precisa dos instrumentais do processo civil para desenvolver sua atividade, sua função pública. Um advogado público, como o são os procuradores do Estado, tem que ter um profundo conhecimento e sensibilidade para o direito público e para os procedimentos internos da Administração, mas não pode deixar de acompanhar cada passo da processualística civil e estar atualizado nas possibilidades processuais a favor e contra o Estado que representa. O procurador do Estado procura em juízo e, em juízo, como parte, advogado tem que ser.

Todo advogado sabe que sem a existência de um direito material que fundamente o pedido não há possibilidade de ga-

Page 8

nho ou de decisão favorável, por isso trata-se de dourar o pedido com o manto diáfano da beleza se autor se é, ou maculá-lo ou cobri-lo com o manto cru do equívoco, se réu. Mas todo advogado sabe ainda mais do que isso, que não basta ter o fundamento legal do direito requerido, com ou sem mantos, se os rigores do processo não forem observados, por isso para a melhor atividade do advogado mais vale o caminho nem sempre reto e aplainado dos prazos, recursos, agravos, embargos e infringências do que a ciência certa do bom direito. Que o erro processual não seja a morte do bom direito. Por isso, o manejo das palavras de estranhas pronúncias que formam o jargão próprio do processo, a utilização do que elas representam no tempo e espaço preciso, é o que determina um advogado ser diligente e exercer sua profissão com a grandeza que lhe é requerida e com a liberdade que é lhe própria por profissão.

LUIZ HENRIQUE SORMANI BARBUGIANI, procurador do Estado do Paraná, mestre em Direito pela USP, Especialista em Direito sanitário, em saúde pública e em Direito trabalhista, como advogado público entendeu a necessidade de adensar ainda mais seus estudos para a boa...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT