Aprendizagem de Gestores no Contexto das Transformações Contemporâneas no Mundo do Trabalho

AutorLisiane Closs, Claudia Simone Antonello
Páginas146-163
Artigo recebido em: 14/03/2013
Aceito em: 18/12/2013
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
APRENDIZAGEM DE GESTORES NO CONTEXTO DAS
TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS NO MUNDO DO
TRABALHO
Managerial Learning in the Contemporary Transformations
Context in the World of Work
Lisiane Closs
Professora Adjunta. Escola de Administração da Univesidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Porto Alegre, RS. Brasil. E-mail:
lisiane.closs@ufrgs.br
Claudia Simone Antonello
Professora Adjunta. Escola de Administração da UFRGS. Porto Alegre, RS. Brasil. E-mail: csantonello@ea.ufrgs.br
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p146
Resumo
O objetivo desta pesquisa é aprofundar a compreensão
sobre como ocorreram os processos de aprendizagem
de gestores ao longo de suas vidas, destacando as
aprendizagens decorrentes das principais transformações
percebidas no contexto contemporâneo no mundo
do trabalho a partir do uso do método de história
de vida. Os resultados revelam que os diferentes
processos de aprendizagem de gestores, inseridos
em um contexto com expectativas sociais que se
assemelham, relacionam-se a seus estágios de vida e de
desenvolvimento na carreira, bem como às mudanças
e experiências vivenciadas por eles. É possível verificar,
também, novas aprendizagens gerenciais decorrentes de
transformações contemporâneas, evidenciando algumas
carências no que tange a qualidades humanas como
relações interpessoais, saber trabalhar coletivamente,
intuição, comunicação, estabilidade emocional, as quais
exigem constantes autocríticas e aprendizagens e não
foram contempladas pela educação gerencial.
Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento.
Aprendizagem Gerencial. Transformações
Contemporâneas. História de Vida.
Abstract
The objective of the research is to deepen understanding
of how learning processes of managers occurred
throughout their lives, highlighting the learning arising
from major changes perceived in the contemporary
context, using the life history method. The results show
that different learning processes of managers, inserted
in a context with similar social expectations, relate to
their life stages and career development as well as to
their lived experiences and changes. There was also
new management learning arising from contemporary
transformations, demonstrating some deficiencies
regarding human qualities such as interpersonal
relationships, ability to work collectively, intuition,
communication and emotional stability, which require
constant self-criticism and learning and which were not
contemplated by management education.
Keywords: Learning. Development. Management
Learning., Contemporary Transformations. Life History.
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1 INTRODUÇÃO
As organizações tornaram-se centrais no contexto
contemporâneo, sendo, concomitantemente, causa e efeito
das principais mudanças ocorridas nos últimos tempos,
interferindo não somente em espaços de trabalho, mas
também na esfera pessoal e familiar dos indivíduos. Elas
afetam, direta ou indiretamente, a vida da maioria da
população mundial, seja na geração de emprego e ren-
da, seja na produção de bens e serviços, seja na criação
de subprodutos intencionais e não intencionais, os quais
trazem resultados tanto benéficos como nocivos à socie-
dade e ao meio ambiente (AXLEY; MCMAHON, 2006).
O papel dos gestores, neste contexto, ganha importância
na sociedade como um todo, não se restringindo apenas
ao âmbito das organizações.
As transformações no contexto contemporâneo,
envolvendo especialmente a globalização da econo-
mia, a maior capacidade de acesso a informações
globais e de seu processamento devido à redução de
fronteiras nos negócios, sobretudo a partir dos anos
de 1990, aumentaram a competitividade em todos os
setores, gerando necessidades de mudanças nas formas
de gerir as organizações. Entre seus principais impactos
estão: a necessidade de reestruturações organizacio-
nais; a ênfase à gestão empreendedora; a valorização
de lideranças morais e de responsabilidade social
corporativa, originadas por crises éticas e problemas
ambientais globais; a exigência de habilidade no uso
e no gerenciamento de informações para a tomada de
decisões; a necessidade de gerenciamento pró-ativo e
consciente do conhecimento; a capacidade de inova-
ção e mudança, como diferenciais em um ambiente
turbulento e de rápidas mudanças (HALLINGER;
SNIDVONGS, 2008). A importância da aprendizagem
de gestores, em função dessas novas necessidades e
expectativas, demanda o aprofundamento da questão
da dinâmica de seus processos de aprendizagem. (DA-
NIS; SOLAR, 2001)
Poucas pesquisas, entretanto, foram realizadas
sobre o tema no Brasil e nenhuma delas foi desenvol-
vida utilizando o método de história de vida, adotado
no presente estudo. Esse método engloba, entre seus
desafios, a representação de aspectos comuns e únicos
simultaneamente, conectando ‘estórias’ individuais ao
contexto mais amplo da sociedade (DENZIN, 1989).
Assim, o objetivo central da pesquisa aqui apresentada
é o de aprofundar a compreensão sobre como ocorre-
ram os processos de aprendizagem de gestores, durante
suas vidas, destacando suas aprendizagens decorrentes
das principais transformações percebidas no contexto
contemporâneo.
2 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE
ADULTOS
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[...] conteúdos de aprendizagem complexos e in-
terligados, aprendizagens realizadas no quadro
de processos de longa duração, frequentemente
empreendidas por pessoas inseridas em situa-
ções particulares e em contextos sociais reais.
(DANIS; SOLAR, 2001, p. 15)
Conforme Danis e Solar (2001), a aprendizagem
alimenta o desenvolvimento pessoal, cognitivo e me-
tacognitivo e o desenvolvimento fomenta a aprendi-
zagem, como processo ou construção e não somente
como um produto ou resultado. As contribuições teó-
ricas sobre o desenvolvimento de adultos, concebido
como uma evolução ao longo da vida, em função de
um contexto e de um meio de vida particulares, de
acordo com Danis (2001), são exploradas a seguir.
Sob a perspectiva psicológica, Clark e Caffarella
(1999) identificam três categorias de estudos acerca
do desenvolvimento de adultos. A primeira delas, a do
desenvolvimento psicológico sequencial, dominante na
literatura científica até recentemente, define transfor-
mações a partir de estágios ou fases preestabelecidas.
Segundo Merriam e Clark (1991), em uma mesma
idade cronológica ou estágio de desenvolvimento, os
adultos realizam tarefas semelhantes ou sofrem crises
similares para poderem progredir para estágios poste-
riores de desenvolvimento.
A segunda categoria de estudos do desenvolvi-
mento psicológico define a transformação a partir de

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