Alguns têm, outros não? Analisando a percepção dos colaboradores de uma indústria do setor metal mecânico sobre os processos de treinamento e desenvolvimento

AutorJennifer Macarello - Lucas Charão Brito - Fábio Teodoro Tolfo Ribas - Luis Felipe Dias Lopes - Damiana Machado de Almeida
CargoGraduada em Administração. Faculdade da Serra Gaucha - Mestrando em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Mestre em Administração (UFSM). Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) - Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Mestranda em Administração. Universidade Federal de Santa...
Páginas40-58
Revista Global Manager
V. 13, N. 2, 2013
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
ALGUNS TEM, OUTROS NÃO? ANALISANDO A PERCEPÇÃO DOS
COLABORADORES DE UMA INDÚSTRIA DO SETOR METAL MECÂNICO SOBRE
OS PROCESSOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Jennifer Mascarelloa, Lucas Charão Britob, Fábio Teodoro Tolfoc, Luis Felipe Dias Lopesd ,
Damiana Machado de Almeidae
a Graduada em Administração. Faculdade da Serra Gaucha. Jennifer.mascarello@randon.co m.br.
b Mestrando em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) .
adm.lucascharao@hotmail.com
c Mestre em Administração (UFSM). Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Fabio.tolfo@ hotmail.com
d Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Universidade Federal de Santa Maria (UFS M).
lflopes67@yahoo.com.br
e Mestranda em Administração. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). di myalmeida@gmail.com
Informações de Submissão
Autor Correspondente: Jennifer
Mascarello
.
Recebido em: 25/11/2013
Aceito em: 10/12/2013
Publicado em: 16/16/2013
Resumo
Este estudo foi realizado junto a uma empresa atuante no ramo
industrial na fabricação de reboques e semirreboques. Diante disso, o
objetivo geral é analisar a per cepção dos colaboradores sobre o
processo de treinamento e desenvolvimento realizado no setor de
engenharia de manutenção d a empresa. A metodologia utilizada é
prevalecente q ualitativa, de c aráter exploratório e do tipo estudo de
caso, sendo empregada como ferramenta para levantamento de dados
a entrevista em profundidade aplicada à 12 (doze) técnicos de
manutenção, dos cargos eletroeletrônicos e mecânicos, juntamente
com a técnica de observação. A par tir dos dados coletados, pôde-se
conhecer a percepção dos colaboradores sob re o processo de
treinamento e desenvolvimento da área, verificando que o processo é
realizado, porém sem nenhuma formalização ou constituição de um
plano de treinamento.
Abstract
This study was conducted with a company active in the industrial
sector in the manufacture of trailers and semi-trailers. Thus, the
overall goal is to analyze the perceptions of employees ab out the
process of training and development carried out at the maintenance
engineering company. The methodology is prevalent qualitative,
exploratory and case study, being employed as a tool for data
collection in-depth interviews applied to twelve (12) maintenance
technicians, mechanics and electronics of positions, along with the
technique of observation. From the data collected, it was the
perception of employees on the process of training and development
of the area, noting that the process is carried out, but without any
formal or constitution of a training plan.
Palavras-chave
Treinamento. Desenvolvimento.
Percepção. Colaboradores.
Keywords
Training. Development. Perception.
Employees.
Revista Global Manager v. 13, n. 2, p. 40-58, 2013
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1 INTRODUÇÃO
Visto a necessidade de atuarem em consonância com as mudanças atuais, as
organizações buscam constantemente vantagens competitivas que permitam diferenciá-las das
concorrentes, esperando assim, da área de gestão de pessoas um posicionamento estratégico e
demonstrativo concretos da efetividade de suas ações (MENESES; ZERBINI, 2009).
Diante desta perspectiva, é interessante observar, que com o nível elevado de
competitividade, é comum que as empresas busquem o treinamento e desenvolvimento
(T&D) de seus profissionais (MENESES; ZERBINI, 2009; FRANÇA, 2010; KNAPIK; 2011;
ROSSONI; FILHO; ESTÁCIO, 2010; FIDELIS, 2011; MARRAS, 2011). Pois, o subsistema
de T&D está se transformando em um instrumento de gestão essencial na busca de respostas
ágeis e flexíveis às novas exigências e demandas. Isso porque entre os principais objetivos
destacam-se, além da melhoria do desempenho dos colaboradores em tarefas cotidianas, a
promoção do desempenho e da efetividade organizacional (MENESES; ZERBINI, 2009).
A partir dessas considerações, o presente estudo tem por objetivo responder a seguinte
questão pesquisa: Qual a percepção do colaborador quanto ao processo de treinamento e
desenvolvimento do setor de engenharia de manutenção de uma industria do setor metal
mecânico?
A definição de objetivos é fundamental para responder ao problema de pesquisa.
Portanto, tem-se neste estudo como objetivo geral: Analisar a percepção dos colaboradores
sobre o processo de treinamento e desenvolvimento realizado no setor de engenharia de
manutenção em uma indústria do setor metal mecânico localizada na cidade de Caxias do Sul
- RS. Para se atingir este objetivo geral de pesquisa, foi necessária a formulação de objetivos
específicos que auxiliaram na condução da pesquisa: (1) Levantar o perfil dos profissionais da
amostra; (2) Analisar o processo de treinamento e desenvolvimento sob a ótica dos
profissionais da amostra; (3) Realizar um levantamento das principais necessidades de
treinamento e desenvolvimento de cada perfil de cargo da área.
A relevância deste estudo está fundamentada através da importância que este subsistema
de gestão de pessoas garante articulações entre objetivos individuais e organizacionais
visando à satisfação tanto da empresa quanto dos seus colaboradores, como consequência da
eficiência que se busca. Para tanto, a presente pesquisa propõe-se a apresentar os resultados
no que se refere ao processo de treinamento e desenvolvimento para que sirva de referência

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