Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação

Editora:
Universidade Federal de Santa Catarina
Data de publicação:
2011-03-10
ISBN:
1518-2924

Descrição:

Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação tem como missão difundir o conhecimento novo e inovador em Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e áreas correlatas abrangendo interesses técnico-tecnológicos e humano-sociais. Está direcionada para pesquisadores, docentes, discentes e demais profissionais. Recebe originais inéditos de artigos em Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e áreas correlatas resultantes de pesquisa científica; originais de ensaios de carater teórico fundamentados em revisão de literatura; resenhas de livros de edições recentes.

Documentos mais recentes

  • O uso da biblioteca escolar como parte integrante das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem: panorama nacional

    Este estudo partiu da premissa de que é possível estabelecer um diálogo entre biblioteca, ensino e aprendizagem, considerando que são partes complementares. Objetivo: O objetivo deste artigo foi mapear trabalhos científicos que demonstraram como se deu a integração das bibliotecas brasileiras no uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Método: O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, à luz da Análise do Conteúdo. Resultado: Os resultados demonstraram que aliar a biblioteca às metodologias de aprendizagem ativa contribuem para uma formação integrada, pautada pela autonomia e protagonismo do estudante na construção do seu conhecimento e sugerem que fazer a interlocução da biblioteca com a prática educativa, requer sobretudo, um diálogo entre a biblioteca, o corpo docente e a equipe pedagógica. Conclusões: Espera-se contribuir para a construção de novos sentidos para a biblioteca escolar, que explorem todo seu potencial formativo. Conclui-se que a biblioteca escolar se relaciona com o processo de ensino e aprendizagem de forma tensa, mas que existe um diálogo sendo construído à passos lentos, rumo ao alinhamento de sua função às propostas pedagógicas que objetivam uma formação mais integrativa do estudante.

  • Una aproximación a los premios de literatura infantil y juvenil brasileños (2000-2020): análisis y caracterización

    Objetivo: La relevancia de los premios literarios ha sido ampliamente estudiada, aunque no se han encontrado trabajos que reflejan su importancia en el caso de la Literatura Infantil y Juvenil (LIJ) de Brasil, por lo que este trabajo tiene como objetivo ser un primer acercamiento al tema. Método: Para ello se han estudiado los premios de LIJ nacionales en Brasil, así como 474 títulos galardonados vigentes entre 2000 y 2020 y se ha realizado una caracterización de los mismos estudiando su evolución cronológica, las instituciones de las que dependen, sus modalidades, categorías y géneros más premiados. Asimismo, se analizan los autores y autoras más galardonados, los géneros literarios y las materias más habituales de los títulos premiados. Resultado: Se concluye que en Brasil hay pocos premios nacionales de LIJ en comparación con su gran extensión territorial. También se observa que son premios consolidados en el tiempo, aunque su aparición sea tardía en comparación con la primera aparición del libro infantil/juvenil en Brasil. Conclusiones: El estudio de los autores permite conocer que no todos los premiados poseen reconocimiento y son considerados grandes nombres de la LIJ en Brasil. Finalmente, el género más premiado es la narrativa seguido de los álbumes ilustrados, sobre todo en los últimos estudiados.

  • Dados jurídicos na perspectiva da Ciência da Informação: conceito e tipologia com vistas à Agenda 2030

    Objetivo: Propor um conceito e uma tipologia para os dados jurídicos, com vistas à Agenda 2030. Método: A investigação é exploratória para preencher as lacunas que existem quanto ao conceito e à caracterização dos dados jurídicos. É aplicada no contexto jurídico, que é o cerne da informação jurídica. A abordagem é qualitativa para a descrição da tipologia desses dados, assentada em modelo pré-existente. Resultado: Apresenta uma estrutura em oito categorias, com tipologia original, para a caracterização das classes dos dados jurídicos. Conclusões: O conceito e a tipologia propostos para os dados jurídicos trazem contribuições, tanto para o campo da Ciência da Informação, como para o campo do Direito, no que diz respeito à análise das classes que envolvem a gestão, o uso e reúso desses dados, e viabilizam a apuração das métricas intentadas nas metas dos Objetivos da Agenda 2030, proporcionando uma justiça que caminha em direção à informação jurídica sustentável.

  • Investigação, curadoria e preservação digitais: modelo colaborativo entre o CHAM ? Centro De Humanidades e o Núcleo de Desenvolvimento Digital da Investigação

    Objetivo: Este artigo pretende descrever uma experiência intraorganizacional de cooperação estratégica, refletindo sobre os fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de políticas de preservação e curadoria digitais envolvendo instituições de ensino superior e centros de investigação. Método: São consideradas duas perspectivas qualitativas no estudo de caso: a practice turn e a perspectiva do estudo do comportamento e práticas informacionais para estudar a estratégia e as interações informacionais do modelo de colaboração desenvolvido entre um centro de investigação (CHAM – Centro de Humanidades) e a equipa especializada do Núcleo de Desenvovlvimento Digital da Investigação (NDDI) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foram utilizados métodos como a análise documental, a observação e a análise de práticas informacionais. Resultado: O modelo de colaboração é analisado nas suas características estratégicas e práticas informacionais: diálogo ativo e contínuo entre a comunidade de investigadores, suportada por atividades de coaching do NDDI, focalizadas na obtenção de um consenso generalizado, mas flexível em torno da investigação, curadoria e preservação digitais. A sua implementação resulta de uma estratégia Top-down, garantindo o apoio organizacional e a governança da informação, e Bottom-up, constituindo um processo conduzido pela comunidade, desenvolvendo duas ações interrelacionadas: uma experiência piloto de teste de gestão de dados e a avaliação conjunta dos sites de projetos de investigação com recomendações para a sua sustentabilidade, interoperabilidade, preservação e curadoria digitais. Conclusões: A construção da estratégia centrada na reflexão crítica partilhada perspectiva soluções conjuntas e sinergias para a construção de políticas de preservação digital participativas.

  • Políticas editoriais de compartilhamento de dados em periódicos brasileiros de ciências sociais aplicadas na coleção SciELO

    Objetivo: Dado o papel central dos periódicos na disseminação das práticas de ciência aberta, o presente estudo tem por objetivo investigar a presença e as características das políticas editoriais de compartilhamento de dados em periódicos científicos brasileiros de ciências sociais da coleção SciELO. Método: Este é um estudo quantitativo de corte transversal descritivo das políticas editoriais de compartilhamento de dados de amostra com os 47 periódicos brasileiros de Ciências Sociais Aplicadas da coleção SciELO em 2022. Faz-se a análise de conteúdo temática das políticas editoriais extraídas da página eletrônica de cada publicação observando-se 18 variáveis, sendo 11 referentes às características dos periódicos e sete relacionadas às características das políticas. Resultado: Cerca de 34% dos títulos possuem alguma política de compartilhamento de dados, dos quais 62,5% são políticas facultativas e 68,7% indicam repositório para depósito dos dados, sobretudo o SciELO Data. No geral, as políticas são incompletas ou silentes com relação aos tipos de dados e formatos aceitos para compartilhamento. Conclusões: Os resultados corroboram a literatura empírica internacional, que apontam a menor frequência de políticas de compartilhamento de dados e a prevalência de políticas facultativas nos periódicos das ciências sociais. Novos estudos são necessários para investigar melhor as correlações entre atributos dos periódicos nacionais e características das políticas existentes e acompanhar a disseminação e o amadurecimento das políticas editoriais dessas publicações.

  • Recuperação de Dados Abertos em APIs: consumindo dados agregados do IBGE

    Objetivo: Descrever o processo de coleta de dados na Application Program Interface (API) de dados agregados do IBGE, que disponibiliza dados agregados de pesquisas e censos realizados no Brasil. Método: Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, e aplicada por envolver um problema prático que é a recuperação de dados na API dados agregados do IBGE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental para identificar as rotas disponíveis e os parâmetros existentes na API que permitiram implementar, de forma visual, o algoritmo de funcionamento do recurso, sendo este utilizado para guiar a construção dos endpoints para coleta. Resultados: A API possui um endpoint principal que deve incluir parâmetros de localidade, período, metadados e variáveis de forma unificada. Assim, para apresentar as pesquisas agregadas e sua respectiva granularidade, a documentação disponibilizada possui, além de informações textuais, uma funcionalidade para construção do endpoint. Essa funcionalidade demonstrou ser importante para o “consumo” da API, pois permitiu ao usuário que não tem conhecimento do domínio selecionar uma pesquisa, seus dados agregados, as variáveis, os períodos, o nível geográfico e a localidade, por meio de componentes visuais, convertendo as necessidades do usuário ao padrão da API para realizar a coleta de forma automatizada. Conclusão: A API de dados agregados do IBGE possui uma documentação que permitiu seu “consumo” de forma automatizada, requisito essencial para promover a interoperabilidade e o efetivo reúso dos dados governamentais abertos. O serviço demonstrou ser estável e as rotas e parâmetros estavam em conformidade com os registros disponibilizados.

  • As Infâncias na Ciência da Informação: onde a práxis é o esperançar mais vivo

    Objetivo: As pesquisas de usuários atestam que as crianças estão consumindo e produzindo conteúdos em ambientes informacionais digitais que ora desconsideram, ora exploram suas vulnerabilidades ou necessidades. São ambientes que operam um novo tipo de sistema econômico, que busca modular o comportamento das pessoas monetizando dados por meio de vigilância ininterrupta. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar fundamentos e propostas sobre por que e como as infâncias precisam ser tratadas pela Ciência da Informação. Método: Este texto tem como método a pesquisa teórica em base bibliográfica. Parte-se aqui da crítica benjaminiana a abordagens metafísicas e instrumentais, e toma-se a criança como um ser social em construção, de linguagens, culturas e a saberes próprios. O tema é abordado baseando-se na visão da criança como um sujeito que desde os primeiros anos é determinante e determinado historicamente. Enxerga-se a infância como parte importante de um momento histórico. Resultado: Como resultado de nossa análise teórica, explicitamos possibilidades de uso da teoria crítica da informação para composição de diagnósticos e propomos o caminho da competência crítica em informação que, de mãos dadas à pedagogia crítica, visa fornecer à criança uma consciência em prol de sua autonomia como indivíduo. Conclusões: este estudo conclui que a Ciência da Informação possui importantes bases conceituais e suficiente ferramental de análise para constituir-se como suporte ao desenvolvimento de práticas emancipatórias para as infâncias contemporâneas.

  • Gestión del conocimiento y capital intelectual según variables sociodemográficas en docentes Universitarios

    Objetivo: O objetivo foi determinar as diferenças na gestão do conhecimento e no capital intelectual de acordo com a idade, o gênero e o tempo de serviço dos professores da Universidade Peruana Unión 2022. Método: a metodologia de pesquisa foi quantitativa, correlacional explicativa, não experimental e de corte transversal. A amostra foi composta por 192 professores da Faculdade de Ciências Empresariais, aos quais foi aplicada uma pesquisa. Resultados: os resultados mostram diferenças significativas na gestão do conhecimento e no capital intelectual de acordo com a idade, o gênero e o tempo. Conclusões: não há diferenças significativas que impliquem uma mudança na gestão do conhecimento com relação aos dados sociodemográficos (gênero, idade e anos de trabalho). Com relação ao capital intelectual, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação aos fatores sociodemográficos (sexo, idade). Há diferenças significativas com relação ao fator sociodemográfico anos na organização.

  • O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais enquanto um dispositivo info-comunicacional

    Objetivo: Analisar o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais (DSM) enquanto um dispositivo info-comunicacional. Método: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. O DSM foi analisado a partir da proposta de Foucault (1977), para quem um dispositivo é definido pela estrutura de seus elementos heterogêneos e pela sua gênese. Resultado: A primeira edição do Manual, o DSM-I, foi elaborada pela então American Medico-Psycological Association, que viria a ser a American Psychiatric Association (APA), e publicado em 1952. A ele, seguiram-se quatro edições: o DSM-II, o DSM-III, o DSM-IV e o DSM-5. O DSM-5 foi lançado nos Estados Unidos em 2013 e conta com vinte e duas grandes categorias de transtornos mentais. Ele foi produzido pela APA e contou com uma extensa rede de colaboradores para sua elaboração. Seu público-alvo são clínicos que buscam uma nomenclatura oficial para diagnóstico, estudantes e pesquisadores. Conclusões: Esse dispositivo info-comunicacional conseguiu se estabilizar com o DSM-III, mantendo-se estável no DSM-IV e no DSM-5. Porém, os movimentos contrários ao DSM surgidos com a publicação da atual edição demonstram uma insatisfação com o sistema de classificação vigente, pois a fabricação de doenças mentais parece favorecer cada vez mais o mercado da psicofarmacologia. Seriam esses movimentos capazes de levar ao esmaecimento e futuro colapso desse dispositivo info-comunicacional? Ou à sua transformação? São necessários estudos, de caráter interdisciplinar, para esclarecer esses questionamentos

  • A célula mater da composição musical e seus traços genéticos: uma análise sobre os documentos musicais

    Objetivo: Este estudo tem como objeto de análise o documento musical, com o objetivo de evidenciar se a criação musicográfica pode gerar outros documentos interligados em si por uma célula mater, estando cada documento atrelado ao contexto sociocultural em que foi produzido. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva e documental de natureza qualitativa, em que foi adotado o método indiciário, que direcionou o levantamento de informações significativas para o estudo. Resultado: Como resultados, foram evidenciados que a criação musical quando registrada pela primeira vez, surge sua célula mater, que poderá se multiplicar e/ou subdividir, tanto na perspectiva do documento quanto da informação. A respeito da informação, da célula mater poderá surgir arranjos, edições, adaptações que são consideradas neste estudo como ramificações da composição original da obra. Quanto aos documentos, uma partitura pode subdividir em partes que apresentam trechos de instrumentos musicais específicos. Conclusões: Conclui que a concepção de célula mater na criação musical pode contribuir para que os profissionais da informação possam aprimorar os processos relacionados ao tratamento dos documentos musicográficos, evidenciando os aspectos socioculturais em que o documento e suas ramificações foram produzidos

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